Acrísio Sena explica que o Ceará tem quase 17 mil hectares de manguezais mapeados. Foto: Edson Junior Pio/ALECE

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) comemorou a aprovação do Projeto de Lei 436/2019, de sua autoria, que institui a Semana Estadual de Proteção aos Manguezais. “A semana vem com o intuito de fazer a preservação, a conscientização e, acima de tudo, a defesa estratégica, inclusive para a preservação climática, do nosso ecossistema dos manguezais”, explicou Acrísio, que afirma que irá construir com ambientalistas uma programação de conscientização da população, em escolas, audiências públicas, por exemplo.

Segundo o petista, a semana se justifica pelo fato de haver, no Ceará, quase 17 mil hectares de manguezais mapeados. “O Brasil é o país com a terceira maior área de manguezais do mundo, abrigando a maior área contínua desse ecossistema no planeta. No Ceará, foram mapeados 16.892 hectares de manguezais. São berçários de diversas espécies de peixes e mariscos e têm papel fundamental no combate às mudanças climáticas”, explica.

Os manguezais são um dos ecossistemas mais produtivos que existem, sendo indispensáveis para o desenvolvimento de espécies marinhas, de preservação da faixa costeira e do fornecimento de recursos e serviços ambientais que sustentam diversas atividades econômicas. A Semana Estadual de Proteção aos Manguezais acontecerá no período que compreenda o dia 26 de julho de cada ano, tomando como referência a data de proteção aos manguezais em todo o mundo.

Acrísio Sena comemora a criação da Semana Estadual de Proteção aos Manguezais. Ouça: