Ronivaldo Maia. Foto: CMFOR.

O vereador Ronivaldo Maia (PT) destacou, nesta quinta-feira (29), na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), a entrega da Comenda Wanda Sidou, pós-morte, a Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, torturado e morto por agentes do Regime Militar. Ele é pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz. A entrega da honraria ocorre através do requerimento 3920/2019, de autoria do petista.

“Todos lembram do lamentável e péssimo comentário feito pelo presidente [Jair Bolsonaro] sobre o Fernando Santa Cruz”, lembrou Ronivaldo Maia, fazendo referência à troca de farpas entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da OAB. Na ocasião, Bolsonaro afirmou saber como Fernando Santa Cruz havia sido morto, insinuando que o militante teria sido assassinado pelos próprios colegas, fato desmentido por documentos oficiais.

A entrega da comenda acontece na sexta-feira (30), na Câmara Municipal, às 9 horas quando também serão homenageados ainda Inocêncio Rodrigues Uchoa, Waldemar Rodrigues Menezes, Maria Rute Barreto Cavalcante e Mário Albuquerque. “Esses quatro companheiros, quatro lutadores contra o regime militar e que merecem toda a nossa reverência”, disse o petista. A comenda se dá em alusão a personalidades que lutaram pela instalação da democracia e da anistia a presos políticos no Brasil.

Ato Lula Livre

Ronivaldo ainda usou seu pronunciamento para convidar a população à comparecer ao ato Lula Livre, marcado, também para a sexta-feira, às 18 horas, na Praça da Gentilândia. O evento contará com a presença do ex-candidato à presidência pelo PT Fernando Haddad e tem como bandeiras, além da libertação do ex-presidente Lula, a defesa da democracia, da Amazônia e a autonomia das universidades.