Assembleia Legislativa recebe programação especial para discutir a depressão e o suicídio durante todo o mês de setembro.

A Assembleia Legislativa promove, a partir de segunda-feira (02), uma grande mobilização para prevenir a depressão e os casos de suicídios no Ceará.

A Casa aderiu ao Setembro Amarelo e promoverá palestras, cursos, audiências públicas, panfletagem e atendimento com escuta por psicólogos. Como parte do movimento Ideia Certa, o Legislativo Cearense fará ainda uma campanha publicitária de conscientização da população. Além da programação que se estenderá por todo mês, a Assembleia Legislativa abordará o tema também por meio da FM Assembleia (96,7MHz), da TV Assembleia (canal 31.1), site oficial da Casa, redes sociais, e anúncios em diversos veículos de todo Estado.

Tabu

O presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), ressalta que a saúde mental é uma das maiores preocupações da atualidade. Porém, apesar da gravidade, falar desse assunto ainda é um tabu e por isso prevalece muita desinformação. “Precisamos falar desse problema e construir políticas públicas de prevenção. Estamos colaborando fazendo nossa parte, inclusive com a criação de uma frente parlamentar”, acrescenta Sarto.

José Sarto avalia a importância do Setembro Amarelo; ouça:

Frente Parlamentar

A Assembleia Legislativa instalou a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio no último dia 14 de agosto. O requerimento de instalação foi assinado por 41 parlamentares. Participam da frente os deputados Evandro Leitão, Nezinho Farias, Renato Roseno, Patrícia Aguiar, Romeu Aldigueri, Elmano Freitas, Jeová Mota, Leonardo Pinheiro e Érika Amorim.

Programação

A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio e o Departamento de Saúde da Casa organizaram a programação do Setembro Amarelo, com participação das Companhias de Polícia de Guarda e do primeiro Batalhão de Bombeiro Militar.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Evandro Leitão (PDT), pondera que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020, a depressão já será a doença mais incapacitante do mundo. “A Organização Mundial de Saúde prevê que, em 2020, a depressão já será a doença mais incapacitante do mundo. No Ceará, há um avanço não apenas da depressão, mas também de casos de suicídio”, afirmou o parlamentar

“Queremos fomentar a produção legislativa e estar junto aos cidadãos para reduzir os impactos desse sério problema de saúde pública”, afirma Evandro. Entre 2017 e 2018, o número de auxílios-doença subiu 38,6%, com uma média de quatro concessões a cada 24 horas. Em 2015, a quantidade de pessoas que tiraram a própria vida chegou 565, superior às mortes por dengue, câncer de próstata, câncer de mama e acidentes de moto.  Em 2018, foram contabilizados 643 suicídios. “O problema pode ser ainda maior, visto que é comum haver subnotificações nesse tipo de óbito”, alerta Evandro.

CVV

A deputada Érika Amorim (PSD), que, além de integrar a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão, preside a Comissão da Infância e Adolescência da Casa, ressaltou também a importância da divulgação do Centro de Valorização à Vida (CVV), que atende pelo número 188 e pode ajudar pessoas que estão precisando.

Érika Amorim fala da programação do Setembro Amarelo na Assembleia; ouça:

Ações do Setembro Amarelo

2/9 – 7h30min – Panfletagem e distribuição de fitas amarelas na Assembleia Legislativa para servidores e visitantes

2 /9 – 18h – Iluminação amarela no prédio da Assembleia Legislativa

3 /9 – 8h – Visita à Sociedade de Assistência e Proteção a Infância de Fortaleza (Sopai)

3/9 – 14h – Palestra Comportamento Suicida: Do fenômeno à negociação, com Alexandra Valéria Vicente da Silva – Psicóloga e Capitã do BOPE – PMRJ.

4 /9 – 14h – Audiência pública sobre suicídio na adolescência com a psicóloga Alessandra Xavier

9 /9 – 9h – Reunião da Frente Parlamentar

10 /9 – 7h – Panfletagem e distribuição de fitas amarelas na esquina das avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira

10 /9 – A definir – Sessão Especial

10 /9 – 8h30 – Palestra sobre a depressão na Infância e Adolescência com o psiquiatra Fábio Gomes de Matos

14 /9 – 19h – Panfletagem e distribuição de fitas amarelas no entorno da Arena Castelão

17 /9 – 15h – Audiência pública sobre o projeto Vidas Preservadas com promotor Hugo Mendonça

20 /9 – 8h – Escuta com psicólogos na Assembleia Legislativa

25 /9 – 8h30min – Mesa redonda sobre combate à depressão, automutilação e prevenção do suicídio no auditório Murilo Aguiar

30/ 9 – A definir – Palestra Crise Suicida e Estratégias de Prevenção com Edir Paixão – Psicólogo e Major do Corpo de Bombeiros do Ceará.