O vereador Guilherme Sampaio anunciou, nesta quarta-feira (07), na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), sua candidatura à presidência do PT Fortaleza, que será definida através de eleição direta no dia oito de setembro de 2019. “Nós teremos a oportunidade de debater, ao longo dos próximos dias, com três candidaturas colocadas à disposição dos filiados”, explicou o parlamentar, em referência às candidaturas de Raimundo Ângelo e da socióloga Liliane Araújo.

“Esse é um momento muito importante para a nossa discussão interna. É o momento de voltar às nossas raízes, de ouvir a militância, de atualizar o nosso programa e de construir um novo ciclo político para o PT aqui em Fortaleza e no Brasil”, afirmou o parlamentar, propondo ainda que, no dia das eleições, o PT faça um dia nacional de mobilização pela liberdade do ex-presidente Lula (PT).

“Não existe sintoma mais explícito do ataque à democracia brasileira dos últimos anos do que a permanência do presidente Lula na condição de preso político, mesmo com todas essas revelações já vazadas e de conhecimento público, quando agora se percebe que a Lava Jato era uma operação política”, afirmou Guilherme.

Eleições 2020

O presidente eleito do PT Fortaleza deverá ser decisivo na definição da postura do partido na disputa pela Prefeitura da Capital. Dentro do PT, há alas mais alinhadas ao governador Camilo Santana (PT), que pertence ao mesmo grupo político do atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). No entanto há petistas que atuam como ferrenhos opositores ao grupo político liderado pelo PDT.