Para Roseno, uma ditadura começa com pequenos casos de censura. Foto: Blog do Edison Silva

O cancelamento da I Semana de Direitos Humanos Dandara Santos, que ocorreria no Instituto Federal do Ceará (IFCE), foi tema de pronunciamentos de dois deputados na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (21). Para Renato Roseno (PSOL) e Elmano Freitas (PT), houve censura ao evento, que contaria com a presença do ex-candidato a Presidência, Guilherme Boulos (PSOL).

Roseno utilizou o tempo para explicações pessoais para afirmar que o cancelamento arbitrário é um claro exemplo de censura a um evento acadêmico que abordaria os direitos humanos nas mais diversas representações. “Não podemos nos calar diante de tamanho absurdo. Fui convidado para participar da abertura do evento e a reitoria informa, no dia da abertura, o cancelamento. A ditadura começa assim, com pequenos atos de censura”, reclamou.

O deputado explicou que a I Semana de Direitos Humanos é uma iniciativa da residência pedagógica da Universidade Federal do Ceará (UFC) que foi acolhida pelos docentes do IFCE, por meio de um edital aberto para realização de eventos no âmbito da instituição. A este Blog ele afirmou que o projeto da semana foi aprovado e contemplado com a verba prevista  (R$ 5.000,00) para cada proposta selecionada, e que o repasse foi feito pela reitoria e revertido em bolsas para os estudantes que participaram da organização. “Esses docentes elaboraram projetos, preencheram os formulários e foram selecionados. O evento apresentava uma programação vasta e com participação de entidades civis e referências no tema”, explicou o parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Casa.

Evento ocorreu na Praça da Gentilândia

Apesar do cancelamento, o deputado relatou que a abertura aconteceu na Praça da Gentilândia, ao lado do IFCE, e contou com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que emprestou suas dependências. “A semana está garantida pela força dos professores e dos alunos que não se calarão. Quando liberais fazem seus eventos, nós não vamos a um ministério impedir debates em ambientes acadêmicos”, frisou. Segundo Renato, os demais três dias do evento ocorrerão em diversos locais, como na sede da OAB, na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e até no Interior (em Sobral e Canindé, como previsto na programação inicial).

Roseno afirmou ainda que, assim como recebera um convite oficial da instituição para o evento, solicitou que lhe fosse enviado um comunidade oficial por parte do IFCE informando do cancelamento e seus motivos. Segundo ele, sua solicitação não fora atendida.

Local de livre debate

O deputado Elmano Freitas, primeiramente durante o primeiro expediente, depois em aparte do colega Roseno, disse que não há dúvida sobre os motivos que levaram ao que caracterizou como censura. “Isso foi uma ação de caráter político, devido à presença do ex-candidato à Presidência, Guilherme Boulos. Ninguém é obrigado a participar do evento, nem alunos e nem professores. Diferente do que falam, não há uma imposição política nas instituições”, pontuou.

O parlamentar defendeu a liberdade de pensamento nas instituições de ensino. “Precisamos ter nas universidades a liberdade de pensamentos, ideias e propostas. Quero parabenizar os alunos e apoiadores que estiveram ontem em manifestação, contra a nomeação do reitor Cândido Albuquerque e os que se manifestaram contra o cancelamento da Semana de Direitos Humanos do IFCE”, acrescentou.

Para o deputado, o caso é de improbidade e a Casa não pode ficar alheia aos fatos. “Espero que possamos tomar atitudes juntos, pois isto é inaceitável. Essa Casa precisa de pronunciar claramente sobre esta decisão do IFCE. Não podemos aceitar este tipo de autoritarismo e parabéns aqueles que garantiram o debate em praça pública”, salientou.

Em aparte, o deputado Salmito (PDT) lamentou o ocorrido. “A universidade é o local do mais amplo debate. Postura lamentável. Nem os liberais podem concordar com esse tipo de atitude. É autoritarismo”, considerou.