O Tribunal de Justiça do Ceará determinou o relaxamento da prisão dos advogados presos na Operação Rábula, deflagrada no início do mês (02). Ao todo, dez pessoas foram beneficiados pela medida, sendo oito delas advogados. Os presos na operação são apontados pelo Ministério Público como integrantes de uma organização criminosa responsável pela prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, concussão, tráfico de influência, exploração de prestígio e estelionato.

Conforme publicado por este Blog, os conselheiros do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e do Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP) da OAB cearense acompanham o caso. Mas diante da ausência de informações detalhadas, a Ordem tem agido com cautela e se limita a defender as prerrogativas dos presos. A OAB pediu acesso ao inquérito para ter o detalhamento das acusações, só após deve ser decidido se os processos disciplinares serão abertos.

O processo corre em segredo de justiça, por esta razão, Tribunal de Justiça não informa detalhes do andamento do caso. A mesma postura foi adotada na OAB/Ce. Os conselheiros evitam comentar as prisões. O site da entidade também não publica mais notícias envolvendo os acusados. A última divulgação foi no dia 05/08.