Além de médica, a deputada Silvana Pereira é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Foto: Arquivo/ALECE

A deputada Dra. Silvana Pereira (PL) apresentou um projeto de indicação (002/2019) na Assembleia Legislativa do Ceará para a construção de um anexo ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O objetivo seria acabar com os casos de pessoas internadas pelos corredores da unidade hospitalar.

No texto apresentado à Assembleia Legislativa, a parlamentar estabelece no parágrafo 1º ‘a construção de anexo com leitos de espera para emergência do Hospital Geral de Fortaleza, visando à melhoria de atendimentos aos pacientes, bem como o principal objetivo de retirar pacientes dos corredores do HGF’. No seguinte, afirma que a competência da administração desse anexo ficará com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e que as despesas com a execução desta lei correrão por conta das ‘dotações orçamentárias próprias da Sesa, suplementadas se necessário’.

“Eu conversei com o secretário Dr. Cabeto, falei com o governador Camilo Santana, eles me asseguraram que não é caro para construir esse anexo. E tudo que eu quero é que a gente saia na frente, respeitando pelo menos o direito da pessoa adoecer e estar em um lugar com dignidade. Porque você estar doente, na porta de um banheiro, com uma maca quase no chão, com direito a acompanhante e o acompanhante sentado no chão, eu acho que isso não é humano e tem como ser mudada essa realidade. É tudo uma questão de respeito e boa vontade, de você entender que não está certo isso”, explicou ao blog a deputada.

Vontade política

A deputada Dra. Silvana, que é médica, explica que a ideia é construir este anexo no estacionamento em frente ao prédio do hospital. “Se não fizerem é só por falta de vontade política, porque eu consegui recurso, tem o espaço, o secretário de saúde e o governador disseram que concordam, então falta um entendimento que é sim possível acabar com os corredores”, explicou. O recurso citado pela parlamentar seria uma verba para a saúde anunciada há algumas semanas.

Ouça a declaração da deputada:

Tramitação

Após a leitura no Plenário, que ocorreu no início de julho deste ano, a matéria entra em tramitação na Casa e segue para a análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para a apreciação das comissões técnicas da Casa. Por ser um projeto de indicação, trata-se de sugestão e cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da Casa.