Queiroz Filho preside a Comissão de Educação da AL. Foto: ALECE

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa acompanhou, na Câmara Federal, na Comissão de Educação, um fórum que tratava do acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE). “O PNE foi um plano feito há 5 anos com 20 metas para a educação brasileira, tendo sido aprovado por unanimidade no Congresso Nacional. O que a gente vê hoje é que, das 20 metas que foram traçadas, apenas 4 foram parcialmente cumpridas”, lamentou Queiroz.

Plano e metas sem alterações

Algo que fora temido no fórum foi a possibilidade de que o PNE fosse modificado. O parlamentar cearense demonstrou, no entanto, alívio quanto à negativa da possibilidade surgida. “Isso é muito complicado, mas pelo que eu verifiquei, em boa parte da Comissão de Educação da Câmara Federal há uma tranquilidade e uma firmeza da defesa do plano nos moldes que está e na cobrança de mais recursos para que se consiga chegar à essas metas no prazo que foi estabelecido”, disse ao blog.

Dentre as principais metas traçadas pelo Plano Nacional de Educação está a instalação de escolas em tempo integral em 50% do das instituições educacionais do país, além de a implantação da alfabetização na idade certa.