Heitor Férrer solicitou a visita ao HGF após receber denúncias vindas de colegas médicos. Foto: Blog do Edison Silva.

Dois membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará cobraram nesta sexta-feira (28) o cumprimento do Governo do Estado de zerar as filas de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. A presidente da comissão, deputada Dra. Silvana (PL) e o deputado Heitor Férrer (SD), que também é médico, afirmaram que, dos R$ 100 milhões autorizados pela Assembleia Legislativa para este fim, em dezembro de 2017, pouco foi utilizado até agora.

Heitor Férrer ocupou o seu tempo regimental no primeiro expediente da sessão ordinária de hoje da Assembleia para relembrar que, em ainda em 2017, os parlamentares autorizaram a liberação da verba para as cirúrgias. Segundo ele, faltou divulgação do governo para a população cadastrada procurar os hospitais.

“Levantei a história dos R$ 100 milhões, que nós autorizamos ao Governo do Estado para operar e zerar as filas de cirurgias. Para a tristeza nossa, desse valor nem 10% chegou a se utilizar, por obviamente inércia do governo, porque não fez o chamamento em redes oficiais, em televisão, em jornais, chamando as pessoas que estão nas filas para comparecerem às unidades hospitalares em que elas estão cadastradas. Por isso que eu estou cobrando agora do governo novamente que encaminhe a mesma matéria, para que isso possa ser ampliada a sua divulgação”, disse Heitor ao blog.

Dra. Sivana não gostou da explicação dada aos deputados de que muitas cirurgias não foram realizadas pela dificuldade de entrar em contato com os pacientes e prometeu que a Comissão de Saúde irá tomar a frente dessa situação. “Eu achei que foi incompetência no gasto com o dinheiro público. O dinheiro existe e os pacientes não foram localizados. Eu achei uma desculpa muito pouco convincente, mostra ineficiência de quem fez a chamada, eu acho que quem chamou não queria localizar. Não tem defesa, então eu vou puxar a fiscalização para a Comissão de Saúde. Se eles não tem como chamar, a comissão vai chamar”, explicou a parlamentar ao blog.

Visita ao HGF

Dra. Silvana discursou para um plenário praticamente vazio. Foto: Blog do Edison Silva

A discussão acerca dessa verba ainda não utilizada partiu em consequência da visita de deputados ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF) na última quarta-feira (26). Além de Dra. Silvana e Heitor Férrer, estiveram presentes também os deputados Audic Mota, Nezinho Farias, Fernanda Pessoa, Augusta Brito, Lucílvio Girão, Sérgio Aguiar e Antônio Granja, que reuniram-se com o diretor do hospital, Dr. Daniel Holanda, outras chefias da instituição e membros da Secretaria de Saúde (Sesa).

Sobre a visita, Heitor Férrer lembrou que todos os parlamentares recebem diariamente reclamações nas demoras no atendimento das instituições hospitalares. “A ida ao HGF foi no sentido de contribuir, de fazer com que o diretor conte aqui com a Comissão de Saúde, com os deputados de uma forma geral. O que nós estamos fazendo é porque batem demais nas nossas portas na cobrança de um atendimento mais rápido, e nós sabemos que os hospitais públicos são os mais eficientes, porém insuficientes. E no Hospital Geral, que tem um grupo de trabalhadores em torno de 5 mil pessoas, é uma verdadeira cidade! Existem deficiências que os profissionais médicos nos comunicam diariamente e passamos isso para o diretor, para que ele pudesse ver isso item por item, quais eram as demandas. Vamos esperar e aguardar uma solução”, concluiu o deputado, em conversa com o blog.