Nezinho Farias /Foto: Edson Pio Júnior/ Assembleia Legislativa

O deputado estadual Nezinho Farias (PSL) afirmou, nesta quarta-feira (08), que vai colher assinaturas dos parlamentares para criar a Frente Parlamentar em Defesa das Crianças e Adolescentes. A ideia da criação da Frente deu-se após reunião com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na terça-feira (07).

“É de extrema importância que possamos buscar ações para minimizar a pobreza no nosso Estado. Muitas crianças ainda são privadas de educação, saúde e saneamento básico”, explicou o pedetista. Segundo Nezinho, durante a reunião, foram apresentados dados preocupantes quanto ao número de crianças em situação de risco no Brasil. O levantamento analisa a questões como renda familiar, educação, informação, proteção do trabalho infantil, acesso à água potável, moradia e saneamento.

“Os indicadores mostram que 61% dos jovens até 17 anos sofrem alguma privação no País. Até 2015, 32 milhões de crianças viviam em situação de pobreza”, afirmou. Os dados foram levantados em pesquisa feita entre 2005 e 2015. Os deputados Salmito (PDT) e Érika Amorim (PSD), em aparte, lamentaram a situação exposta pela pesquisa e se comprometeram a ações em defesa das crianças e dos adolescentes.

Também usando a tribuna, o deputado estadual Queiroz Filho (PDT) ressaltou que o documento servirá para orientar as políticas públicas assumidas pelos gestores cearenses, uma vez que detalham a composição das privações. Segundo a pesquisa, o Estado é o terceiro no Nordeste em crianças e adolescentes com privação de direitos.

“A partir de dados como esses é que a gente vai poder avaliar também, ou orientar quais políticas públicas essa Casa tem que tomar para combater essa pobreza multidisciplinar”, afirmou. O parlamentar destacou ainda a questão do saneamento básico como o mais responsável no Ceará pela “privação do bem estar”.