Montagem: Blog do Edison Silva. Imagens/Pixabay.

A tentativa de aprovação de uma lei autorizando a venda de bebidas nos estádios do Ceará vem da legislatura passada. No fim do ano passado, o ex-deputado Gony Arruda, tentou insistentemente que a propositura fosse levada à votação. O presidente da Assembleia de então, o deputado José Albuquerque (PP), não a colocou em pauta. O deputado Evandro Leitão, no início desta legislatura conseguiu desarquivar o projeto e sua tramitação passou a ser acelerada, apesar das oposições dos deputados ligados às igrejas, à segurança e outros.

Alguns segmentos representativos da sociedade cearense já manifestaram posições contrárias ao projeto, começando por representantes do Ministério Público estadual, assim como de profissionais de medicina, inclusive com publicações de notas em jornais impressos locais. A Assembleia, por decisão do seu presidente, deputado José Sarto (PDT), resolveu fazer uma enquete, através de suas redes sociais, para dar espaço às manifestações da população, mas os deputados ainda não deram sinais de que tenham sido influenciados pelos resultados dela.

Deputados de ambos os lados, a favor e contra, admitem que a audiência pública do próximo dia 7 de maio será muito movimentada. Eles vão arregimentar pessoas para pressionarem os deputados ainda indecisos, tanto a favor quanto contra o projeto, mais do que já fizeram nas audiências públicas anteriores.