Plenário da Assembleia. Foto: Blog do Edison Silva

Na reunião de instalação do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa cearense, na última quarta-feira (03), alguns deputados já começaram fazendo sugestões de ações que devem ser adotadas, como o caso da “banalização” de homenagens, entrega de medalhas e afins, além de refinamento dos critérios para concessões de títulos de cidadania, embora já existam medidas limitadoras para essa honraria concedida pelo Parlamenta estadual.

Tem líder querendo o Conselho de Ética preparado para acionar deputados que sejam agressivos com os próprios colegas. Não foi mencionado nenhum caso mas os que ouviram a manifestação sobre tal logo lembrou do burburinho criado quando do primeiro pronunciamento do deputado André Fernandes (PSL), logo no início dos trabalhos legislativos, quando alguns parlamentares sentiram-se agredidos com suas palavras, principalmente a deputada Silvana Oliveira (PR).

Uma das questão também tratadas na instalação do Colégio de Líderes foi a da denominação das “areninhas” no Interior do Estado. Há quem não concorde que deputado dê nomes a tais equipamentos posto ser uma prerrogativa municipal, embora o Estado tenha uma participação financeira na sua construção.

Por fim, houve deputado querendo ação da Procuradoria da Casa contra as acusações feitas ao Legislativo e a seus integrantes, a exemplo do que está fazendo o Supremo Tribunal Federal em relação as notícias consideradas falsas contra a Corte ou a seus integrantes.

O Colégio de Líderes, porém, não tomou nenhuma providência concreta.