Evandro Leitão. Foto: Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT) protocolou, na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de lei nº 258/2019, que institui um programa para prevenção e combate ao uso de mídias sociais e jogos eletrônicos que induzam crianças e adolescentes à violência, à automutilação e ao suicídio.

A matéria prevê o uso de seminários, palestras, oficinas, rodas de conversas, vídeos e assistência psicológica e social à queles que já aderiram aos jogos que estimulam a violência. O programa será desenvolvido nas escolas estaduais públicas e particulares, com participação da comunidade escolar e dos pais e responsáveis pelos alunos.

O projeto pretende prevenir as práticas de automutilização e de suicídio através da disseminação de informação acerta do perigo das redes sociais e desses jogos. Além disso, prevê a orientação de pais, familiares e responsáveis para reconhecer mudanças de comportamento nos jovens, assim como envolver professores e equipes pedagógicas em uma na proposta de sensibilização no ambiente escolar.