Conselheiro Edilberto Pontes. Foto: TCE.

“O Contexto é uma ferramenta bastante útil e afinada com o espírito de transparência e de prestação de contas. É extremamente relevante para a atividade do Tribunal e para que a sociedade possa acompanhar as decisões desta Corte”. Foram com essas palavras que o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, lançou oficialmente a nova ferramenta de pesquisa e busca de informações do TCE Ceará, Contexto, nesta quarta-feira (20).

A apresentação da ferramenta foi realizada pelo titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Alexsandre Silva Fonseca, e pelo diretor de Informação e Inovação, Sávio Braga. Alexsandre explicou que o Contexto encontra-se na página inicial do portal do TCE Ceará, sendo possível acessar os documentos presentes no banco de dados do órgão, como pareceres, acórdãos, despachos, ofícios, votos, dentre outros, excetuando os de cunho sigiloso.

“O intuito do Contexto é simplificar a busca por um assunto. Antes, havia vários menus de pesquisa, com pouca flexibilidade. Agora, é possível realizar consultas no Contexto, no estilo google, com a utilização de filtros e com atualização diária”, informou o Secretário.

Na oportunidade, foram apresentados depoimentos de servidores sobre o Contexto. Cláudia Guerreiro, gerente do setor de Atos de Aposentadoria e Reformas, disse que “a ferramenta veio para agilizar e auxiliar o servidor em suas pesquisas internas. Foi uma iniciativa excelente que, pra nós, tem sido de muita utilidade”. Para Frank Martins, da Secretaria-Geral, “o Contexto facilita a busca de informações, o que torna o Tribunal mais transparente e faz com que os públicos interno e externo tenham acesso a dados de maneira cada vez mais rápida”.

A conselheira Soraia Victor destacou a importância da ferramenta. “O TCE está de parabéns por oferecer uma ferramenta de utilização bastante fácil, amigável e com a possibilidade de gerar muita pesquisa e muita informação útil”.