Reunião da Mesa Diretora da Assembleia. Foto: Blog do Edison Silva.

O deputado estadual André Fernandes (PSL) atendeu a convocação da Mesa Diretora da Assembleia, na manhã desta segunda-feira (25) e disse que não tinha armas ornamentando o seu gabinete naquela Casa, como supostamente deixou  a entender em postagens em suas redes sociais, na última sexta-feira, como destacado neste Blog. Ele próprio abriu as portas do gabinete para que os jornalistas pudessem constatar que se tratavam de quadros.

O primeiro secretário da Assembleia,  deputado Evandro Leitão (PDT), foi quem falou com os jornalistas ao fim do encontro dos dirigentes do Legislativo estadual e a ouvida do depoimento de Fernandes. “Foi constatado que são quadros em 3D de armas (réplicas em resina), não ferindo, portanto, o artigo 366 do Regimento Interno, que proíbe o porte e posse de armas na Casa”, afirmou Leitão. No entender de Fernandes o gabinete é dele e nele podem ser colocados os adornos que ele bem entender.

André Fernandes em entrevista à Imprensa. Foto: Blog do Edison Silva

O deputado, mais tarde, publicou, em suas redes sociais, nota em que diz: “Engraçado ver a mídia criticando meus quadros decorativos de armas e ignorando a clara apologia ao crime usada por outros deputados pedindo a soltura de um criminoso condenado a mais de 20 anos de cadeia usando ‘Lula Livre’ nas portas dois seus devidos gabinetes”, referindo-se aos deputados estaduais petistas.

A decisão da Mesa Diretora da Assembleia de pedir esclarecimentos aos deputado André Fernandes, sobre o caso dos quadros com aparência de armas efetivas na postagem que ele fez na sexta-feira (23), foi além de cuidar especificamente dos adornos do gabinete do deputado. A direção da Assembleia, com o gesto, já fez sentir ao deputado que ele não fará, nas dependências da Casa, o que poderia estar imaginando para o seu mandato.

Deputado explica sobre quadros com simulacro de armas. Foto: Blog do Edison Silva

Desde o seu primeiro pronunciamento, e a consequente discussão causada no plenário da Assembleia naquela oportunidade, o deputado está tendo os seus passos seguidos por vários colegas prontos a confrontá-lo. André tem demorado muito pouco no plenário da Assembleia. Ele geralmente chega já perto das 11 horas, quando a sessão está pelo meio, registra presença e sai logo.

No encontro extraordinário dos integrantes da Mesa Diretora da Assembleia, desta segunda-feira, por oportuno foi iniciada a discussão sobre a formação do Conselho de Ética da Casa, da Corregedoria e Procuradoria Parlamentar, órgãos disciplinadores das ações dos deputados. Na reunião ordinária dos integrantes da Mesa Diretora da Assembleia, quarta-feira próxima, essas questões serão aprofundadas.

Além do presidente da Assembleia, também participaram da reunião da Mesa Diretora nesta segunda-feira, o primeiro secretário da Casa, deputado Evandro Leitão, o primeiro vice-presidente, deputado Fernando Santana, a deputada Aderlânia Noronha, segunda secretária, e a deputada Patrícia Aguiar, terceira secretária, além de assessores da presidência.