Saiu oficialmente, hoje, a convocação extraordinária da Assembleia Legislativa cearense para a posse do governador Camilo Santana, dia primeiro de janeiro de 2019, às 15 horas. A convocação é para os deputados que estão encerrando os seus mandatos, dia 31 de janeiro, posto ser apenas no dia primeiro de fevereiro, do próximo ano, a posse dos parlamentares que foram eleitos em outubro deste ano, cuja diplomação aconteceu em solenidade no Centro de Eventos da Capital cearense, no início da noite de ontem, 19 de dezembro.

A solenidade de posse do governador, para o seu segundo mandato, embora muito importante para o calendário político-administrativo do Estado, é simples e rápida. Só governador fala no evento, após prestar o juramento estabelecido pela Constituição do Estado, e ser declarado empossado pelo presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque. Como o governador foi reeleito, não haverá a transmissão de cargo, embora ele vá para o Palácio da Abolição, imediatamente após empossado. No Abolição, ele a vice-governadora, Izolda Cela, igualmente empossada na mesma solenidade da Assembleia, após as honras militares, deverão receber os cumprimentos de praxe.

Até o primeiro de fevereiro do próximo ano, em razão do recesso parlamentar, não haverá atividades oficiais no Legislativo cearense. Os mandatos dos atuais deputados ficam encerrados no dia 31 de janeiro. Os novos parlamentares, eleitos e reeleitos, assumirão seus mandatos no dia primeiro de fevereiro, após o que elegerão a nova Mesa Diretora da Assembleia. O primeiro ano legislativo da próxima Legislatura começa oficialmente no dia seguinte a eleição dos novos dirigentes da Assembleia. No primeiro dia de sessão, o governador deverá comparecer ao plenário da Assembleia para apresentar a prestação de contas do exercício anterior, no caso de 2018.

Foto: Blogdoedisonsilva.