Lideranças do PT durante evento de posse de presidentes do partido. Foto: Divulgação.

Durante evento de posse dos presidentes do PT, ocorrido na noite de sexta-feira (13), chamou a atenção os gritos dos militantes petistas contra a Reforma da Previdência proposta pelo governador Camilo Santana. A direção do partido apoiou os protestos feito por movimentos sociais e sindicais, e disse que estaria do lado deles.

O presidente estadual do PT do Ceará, Antônio Filho, o “Conin”, destacou a audiência pública que acontecerá na tarde de segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa, para tratar do assunto. Segundo ele, a mesma atenção da bancada petista que foi dispensada ao governador, será dada aos movimentos sociais contrários às propostas do chefe do Executivo.

“Vamos estreitar os laços com os companheiros dos movimentos sociais. A mesma atenção da bancada na Assembleia que foi dada ao governador, ouvindo os seus argumentos, sua exposição de motivos, vamos dispensar ao movimento sindical do Estado do Ceará. Porque é assim que o PT tem que se comportar”, afirmou.

Enquanto ele se expressava, algumas palavras de ordem eram entoadas pelos militantes do PT presentes. “Eu vim aqui só para dizer que a reforma não combina com o PT”.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará, Will Pereira, lembrou que a bancada federal do PT na Câmara se posicionou contra a Reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro, e afirmou que os movimentos sociais do Estado foram pegos de surpresa com a proposta de Camilo.

“Fizemos reunião com a bancada do PT para fazermos solicitação de retirada deste projeto e vamos oficializar isso ao partido. Não dá para aceitar. Não temos pressa para implementar essa reforma. Retira, retira, retira!”, enfatizou o sindicalista.

Outros petistas criticaram as duas mensagens encaminhadas pelo governador do Estado, o que, de certa forma, constrangeu algumas das lideranças presentes. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi uma das siglas que fecharam questão contra a Reforma da Previdência aprovada no Congresso Nacional.

“É papel de vocês lutarem para não retirar direitos na Reforma da Previdência. Estão no direito de lutar contra os retrocessos. Governo é governo e movimentos sociais é movimentos sociais. A nossa raiz também é nos movimentos sociais. Por isso que este momento é tão especial”, disse o deputado José Nobre Guimarães.

Presidente do PT de Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, alertou seus pares para não temerem manifestações, inclusive, aquelas originadas internamente. “Nós temos um partido criado a partir desta presença”, disse ele.