Os preparativos para a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) seguem a todo vapor, amanhã, 23, acontecerá o primeiro ensaio na Esplanada dos Ministérios para a cerimônia. Na ocasião, o trânsito no local ficará fechado das 6h às 19h, seguindo o previso para 1º de janeiro, quando haverá a posse.

Servidores do Congresso, Planalto e do Itamaraty serão figurantes farão o papel de Bolsonaro e da futura primeira-dama Michele Bolsonaro, de ministros, autoridades, parlamentares e demais convidados nos dois ensaios antes da cerimônia oficial – o outro será realizado no dia 30.

Os detalhes finais da posse foram acertados menos de 24 horas antes do início do ensaio, que será cronometrado minuto a minuto para evitar atrasos. Além dos figurantes, haverá simulação de todo o percurso que será feito pelo presidente eleito, assim como a participação dos Dragões da Independência e de tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica no ensaio. Incluindo até mesmo a salva de tiros de canhão.

Segurança

Para o primeiro ensaio, não será realizada a varredura geral da Polícia Federal nos locais, como está prevista para os dias 30 e 1º de janeiro. Turisas e curiosos poderão acompanhar o primeiro ensaio, mas as regras de acesso serão as mesmas já anunciadas, estão proibidos: carrinhos de bebê, guarda-chuvas, máscaras, produtos inflamáveis, fogos de artifício, drones, animais, bebidas alcoólicas, apontadores a laser, armas de fogo e objetos cortantes. Inibidores de drones também serão testados amanhã para saber se o equipamento interferirá no sinal de celulares.

Chuva

Em caso de chuva, será posto em prática um roteiro B para o cerimonial. O desfile em carro aberto do presidente será cancelado, e Bolsonaro entrará no Congresso pela chapelaria, não pela rampa do prédio do Congresso Nacional. A revista da tropa também será reduzida.

Confira o cronograma do cerimonial:

14h06 – Bolsonaro deixa a residência oficial da Granja do Torto, onde passará a virada do ano com a família
14h25 – Chegada à Catedral de Brasília, onde deve entrar no Rolls Royce para o desfile até Congresso Nacional
14h50 – Chegada ao Congresso
15h – Abertura da solenidade de posse no plenário da Câmara dos Deputados
16h – Hino Nacional, salva de tiros e revista às tropas – Congresso
16h20 – Deslocamento para Palácio do Planalto
16h30 – Pronunciamento à nação
18h15 – Fotografia Oficial
18h25 – Chegada ao Palácio do Itamaraty para recepção de autoridades

Foto: Agência Brasil/Marcelo Casal Jr.