Sérgio Aguiar lembrou que, enquanto o Ceará teve crescimento no semestre, PE e BA fecharam o período no vermelho. Foto: Blog do Edison Silva

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) ressaltou que, mesmo diante de um cenário de crise econômica que enfrenta o país, há previsão de crescimento de até 2,5% na indústria cearense para esse ano, segundo estimativa feita pela Federação da Industria do Ceará (Fiec).

O parlamentar fez um comparativo com estados próximos e concorrentes diretos no Nordeste. “Pernambuco ficou negativo 1,6%, Bahia ficou negativo em 2,1%, nos meses de janeiro a julho, já o Estado do Ceará cresceu 2,9%”, afirmou. Ele explicou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (18) na Assembleia Legislativa, que a tendência é de que haja uma estabilização nesses números, mas a expectativa é fechar o ano com crescimento de 2,5%.

“A siderúrgica é o grande carro-chefe, que puxa para todos nós essa participação no bolo da indústria nacional, fortalecendo esse segmento da economia”, explicou o parlamentar. De acordo com Sérgio Aguiar, os produtos com maiores altas foram a produção de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) com 217%, produtos químicos (8,2%) e fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,3%). Já as maiores quedas foram registradas em produtos derivados de petróleo e bicombustíveis (-11,8%), produtos têxteis (-9,9%) e produtos alimentícios (-6,5%).

Parceria com Estado

Sérgio Aguiar destacou a parceria do governo com a indústria cearense. “Tanto que transformou em secretaria a Agência de Desenvolvimento Econômico, procurando estar antenada tanto no agronegócio, como também com a indústria, o comércio, setor de serviços, fortalecendo essa atuação e sendo um motivador de que novas indústrias venham instalar-se no Estado do Ceará e tendo essa parceria com os setores produtivos”, concluiu o parlamentar, elogiando a participação da Fiec nos últimos anos.