O deputado tem levado os problemas do Issec à tribuna da Assembleia Legislativa. Foto: ALECE

Durante sessão plenária nesta quarta-feira (12), a situação do Issec voltou a ser tema de reclamações na tribuna na Assembleia Legislativa. O deputado Heitor Férrer (União) denunciou a recusa do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará em autorizar procedimentos médicos essenciais para segurados.

Ele alertou para a gravidade da situação, especialmente em casos que colocam a vida dos pacientes em risco, cobrando a garantia de atendimento básico. Férrer destacou o caso de um servidor com problemas cardíacos que teve negada a realização de uma ablação cardíaca, procedimento indicado para corrigir arritmias e melhorar a qualidade de vida.

“O segurado paga mensalmente pelo plano, mas, na hora de realizar um procedimento que pode salvar sua vida, o Issec nega a autorização. Isso é inaceitável”, criticou.

A situação do Issec tem motivado reiterados discursos do deputado, que busca alertar para a melhoria dos atendimentos ao público-alvo. Heitor disse que os servidores cumprem com suas obrigações financeiras, esperando assistência quando necessário.

“O paciente está correndo risco de vida. O Issec precisa rever essa postura”, declarou. Também médica, a deputada Dra. Silvana (PL) classificou a negativa como injustificável, considerando a simplicidade do procedimento. “A ablação cardíaca é um procedimento conhecido e acessível. O trabalhador deve recorrer à Justiça para garantir a autorização imediata”, sugeriu.

A situação indignação da parlamentar devido a necessidade de reformulação nas políticas do Issec para assegurar o direito à saúde dos servidores estaduais.