
Deputado Salmito destaca que oposição reclama da insegurança no Ceará, mas impede tramitação de PEC da Segurança no Congresso. Foto: ALECE
É fato que a Segurança Pública tem sido, na última década, o calcanhar de Aquiles dos governos no Estado do Ceará, com uma escalada da violência nunca antes vista, principalmente, no que diz respeito à guerra entre as facções criminosas. Aliados do governador Elmano de Freitas, porém, apontam uma certa inversão incoerência da bancada de oposição, que critica a situação envolvendo a população cearense, mas não cobram de seus representantes votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que versa sobre o Sistema Único da Segurança Pública, encaminhado pelo Governo Federal desde abril deste ano.
Na quinta-feira (25), os deputados estaduais aprovaram uma PEC na Assembleia Legislativa, que segundo eles equipara os recursos da Segurança Pública aos da Saúde e Educação, o que deve garantir maiores repasses para a área nos próximos anos.
O deputado Salmito Filho (PSB) criticou o discurso de alguns de seus pares na Assembleia Legislativa, que segundo ele querem atrelar a base governista ao crime organizado. “É muito facil falar, difícil é fazer. Quem eestá combatendo a violência é o governador Elmano. Pessoalmente liderando, investindo nas forças de segurança. Diferentemente do PL e da oposição, que se preocupa muito mais em votar PEC pra protegwr a bandidagem”, disse.
O parlamentar questionou a bancada de oposição sobre a PEC do Sistema Único de Segurança Pública, em tramitação no Congresso Nacional desde abril passado. De acordo com ele, a bancada de oposição poderia pressionar seus representantes na Câmara dos Deputados, por exemplo, para que o texto passe a ter tramitação mais célere. “Por que não defendem a PEC da Segurança Pública que cria o sistema único no pacto federativo?”, questionou.
Missias Dias (PT) também defendeu a necessidade de um sistema único da Segurança Pública para tentar minimizar os casos de violência no Brasil, que segundo ele acaba por atingir todos os estados da Federação. “Deveria ter feito uma PEC nacional para garantir mais segurança para a população. Temos desde 24 de abril no Congresso uma PEC para constitucionalizar a segurança do nosso país. A criminalidade é um problema de todo o Brasil. A turma do centrão, da oposição, engavetou. Ai vem discursar que o Ceará não esta fazendo. Vocês são demagogos, porque preferem o caos”, disparou.
Ao contrário do que aponta a oposição, o deputado Júlio César Filho (PT) afirmou que o governador Elmano de Freitas tem se empenhado na melhoria da Segurança Pública para os cearenses. “Estamos vendo o empenho do governador para que a Segurança fique melhor. Temos consciência que precisamos melhorar muito para ficar razoável para a população. Mas o governador tem lutado para melhorar a vida dos cearenses”, defendeu.
Opositor, o deputado Sargento Reginauro (União) destacou que existem polciais na reserva em plena condições de atuarem na área. “Convoque aqueles que estão em boas condições, mas garanta uma gratificação justa. Quer sugestões? Estamos à disposição”, disse.
David Vasconcelos (PL) salienta que atualmente as pessoas saem pra trabalhar e não têm certeza de que voltarão vivas para as suas casas, ou que seus filhos voltarão vivos da escola. O parlamentar citou o assassinato de dois estudantes em escola estadual no Município de Sobral, na Região Norte, afirmando que a cidade possui apenas quatro viaturas para atender a uma população de 230 mil pessoas.