
Advogado e professor aposentado Raimundo Bezerra Falcão, na cadeira de rodas, foi um dos homenageados. Foto: TRE-CE.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), neste fim de gestão do presidente, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, realizou terça-feira, 13, a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Artístico e Cultural Patativa do Assaré. Na ocasião, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, da cidade do Crato, e também homenageada com a honraria, apresentou-se aos presentes.
O desembargador Raimundo Nonato fez falou da importância da honraria, “quando celebramos a história, a cultura e os méritos daqueles que tanto deram sua contribuição para enaltecê-la”. E continuou: “Patativa do Assaré personifica a essência de nossa cultura e é símbolo da arte popular”. Em nome da família do poeta de Assaré, o professor Tadeu Feitosa agradeceu, ressaltando que “Patativa viveu a vida de portas abertas ao imaginário do povo cearense”.
Receberam ainda a Medalha do Mérito Artístico e Cultural Patativa do Assaré, o cantor Raimundo Fagner; o artista Espedito Seleiro; a professora Gina Vidal Marcílio Pompeu, representada pelo seu marido Randal, porque ela está em Angola; a secretária de Cultura do Estado, Luísa Cela; o advogado e professor aposentado Raimundo Bezerra Falcão; o empresário Fernando Cirino Gurgel; o empresário Ivan Rodrigues Bezerra; o cineasta Rosemberg Cariry; o cantor e compositor Luiz Fidélis; o gestor cultural Alemberg Quindins; o escritor e jornalista Lira Neto; e, postumamente, o cantor e compositor Belchior, representado por sua filha, Vannick Belchior.
Paulo Bonavides
Logo após, foi entregue a Medalha do Mérito Eleitoral e Acadêmico Professor Paulo Bonavides, instituída através da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), que este ano agraciou cinco ex-presidentes do TRE Ceará. Foram agraciadas as desembargadoras Maria Iracema Martins do Vale e Maria Nailde Pinheiro Nogueira. E os desembargadores Antônio Abelardo Benevides Moraes, Fernando Luiz Ximenes Rocha e Inácio de Alencar Cortez Neto.
A viúva do jurista que dá nome à honraria, Yeda Sátyro Bonavides congratulou-se com os promotores do evento, manifestando suas “fraternas saudações de amizade e solidariedade aos homenageados” em nome de Paulo Bonavides, “que dedicou sua vida ao Direito”, como ressaltou.
Com informações do TRE Ceará.