O candidato a Executivo do Poder Público ou Privado, como a mulher de César, não basta ser, é preciso mostrar que é Sério

A disputa pela Prefeitura de Fortaleza ainda não acabou, mas já surgiram algumas vozes no PDT, do prefeito José Sarto, antecipadamente vencidas. A situação do prefeito, como demonstrada pelas duas últimas pesquisas de intenção de votos, a do Instituto Quaest e a do Instituto Datafolha, ambas nesta semana, realmente mostram uma situação muito desconfortável para o prefeito, embora 20 dias de campanha possam modificar o quadro tido como definido.
Mas não estão de todo equivocados os pedetistas que admitem Sarto, fora da perspectiva de chegar ao segundo turno da disputa. O prefeito está perdendo musculatura, intenções de votos. Estas, pelas pesquisas anteriores, já mostravam que não eram tão robustas. O prefeito, erroneamente, tem aparecido no pouco tempo que tem de propaganda eleitoral, como um jovem de boa vida, zombando da grande maioria da populaçao, inclusive a jovem, que não pode exibir os óculos que o prefeito exibe, fazendo gracinhas.
Marqueteiro bom é aquele que trabalha bem as qualidades do candidato. O que pensa em fazer gracinha com coisa séria, não passa de enganador de candidato otário.
Sarto, faz tempo, não está de bem com os seus correligionários. O noticiário político local foi pródigo em relatar os entreveros do prefeito com alguns dos seus vereadores. Até o início da campanha, vereadores do PDT, queriam vê-lo pelas costas. Hoje, na reta final da campanha, não mudou muito. São vários os candidatos a vagas na Câmara Municipal, que estão nas ruas só para si, esquecendo o prefeito. A soberba de Sarto e a arrogância de ao menos dois dos seus auxiliares mais próximos contribuíram para a caminhada que o leva à derrocada.
O PDT do Roberto Cláudio, do Ciro e de tantos outros, pode até admitir que ainda há uma luz ao fim do túnel. O melhor seria, porém, na visão daqueles que a derrota é inevitável, pensar quem dos três candidatos em condições competitivas, Capitão Vagner, André Fernandes e Evandro Leitão, será o melhor para Fortaleza e para o futuro do partido.