Presidente do PTB, Euler Barbosa, já foi do PRB (atual Republicanos), secretário da gestão Camilo, agora secretário executivo do gabinete do prefeito de Maracanaú, e ajudou no plano de Governo de Capitão Wagner. Foto: Divulgação.

Em menos de um ano, o Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB, passou por diversas transformações no Ceará, indo da base aliada liderada por Cid e Ciro Gomes (PDT), passando pela extrema-direita, alinhado com o bolsonarismo, e mais recentemente, buscando se firmar como uma agremiação de direita conservadora.

A agremiação está sob nova direção, agora dirigida pelo advogado Euler Barbosa (secretário executivo do gabinete do Prefeito de Maracanaú), e realiza, neste sábado (14), na Câmara Municipal de Fortaleza, seu primeiro encontro regional, buscando se realinhar para a disputa eleitoral no Estado.

A nova executiva assumiu o partido em março passado, mas segundo Barbosa, conseguiu construir chapas para estadual e federal para as eleições de outubro próximo. “Neste primeiro encontro, vamos apresentar as diretrizes do partido para o pleito de 2022. E aproveitar para discutir com os filiados o posicionamento do partido sobre as eleições majoritárias”, disse.

O partido, que tende a apoiar o nome de Capitão Wagner (UB) para o Governo do Estado, deve lançar um nome ao Senado Federal. O presidente estadual da sigla, porém, afirma que ainda está discutindo a participaçãonae coligação ao Governo do Estado. No entanto, a legenda deve se manter na oposição à atual gestão da governadora Izolda Cela (PDT), a exemplo do que já fazia a ex-direção partidária, até então comandada pelo deputado estadual Delegado Cavalcante, atualmente no PL.

Nova fase

Até março de 2021, o PTB estava sob o comando do ex-prefeito do Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, que foi destituído. Seu filho, o deputado federal Pedro Bezerra assumiu a sigla, mas logo também foi retirado da função pelo então presidente nacional, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. Em seu lugar assumiu Delegado Cavalcante, que buscou alinhar a legenda com o pauta bolsonarista.

Por ter apoiado a ex-presidente da agremiação, Graciela Nienov, Cavalcante também foi destituído e em seu lugar assumiu Euler Barbosa. Atualmente, o partido tem algo em torno de 31 mil filiados no Ceará. “Estamos construindo essa nova fase da legenda com muito zelo. A nova executiva conta com a participação de grupos importantes, como o movimento Conservadores Cristãos do Ceará e o Movimento Ceará Livre. Será um momento de debate interessante e de apresentação dessa nova etapa do PTB”, defendeu o novo dirigente.