O UP lançou neste sábado (26) a pré-candidatura do militante de esquerda, Serley Leal. Foto: Divulgação.

Reunidos na manhã deste sábado (26), em Fortaleza, militantes do partido Unidade Popular – UP aprovaram a indicação do bancário Serley Leal ao governo do Ceará.

Em novembro de 2021, no seu segundo congresso nacional, a UP havia aprovado o nome de Leonardo Péricles como pré-candidato a presidente do Brasil.

Serley é mais um nome que entra para a lista de pretensos candidatos ao Governo do Estado. Recentemente, o Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) aprovou a pré-candidatura de Adelita Monteiro na corrida eleitoral para Governo.

Desde o ano passado, o deputado federal Capitão Wagner (PROS), principal nome da oposição no Estado, se apresentou como pretenso candidato ao Governo do Estado. Ele está buscando ingressar no União Brasil e se fortalecer para a disputa eleitoral deste ano.

Do lado governista, o PDT deve ser a legenda que indicará o nome para o pleito de 2022. Quatro pré-candidatos pedetistas, inclusive, já estão se preparando para a escolha interna. São eles: a vice-governadora Izolda Cela, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; e o deputado federal Mauro Filho.

O agora pré-candidato Serley Leal é militante, fundador do partido Unidade Popular pelo Socialismo e, atualmente, membro do Diretório Estadual do Ceará. Em 2001, foi eleito para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará – UFC, também tendo participado do diretório estudantil na Uece – Universidade Estadual do Ceará.