Mauro Albuquerque durante entrevista à Rádio Assembleia na manhã desta segunda-feira (21). Foto: Reprodução/Facebook.

O secretário da Administração Penitenciária do Governo do Ceará, Mauro Albuquerque, informou em entrevista à Rádio Assembleia que está à disposição para uma eventual disputa a um cargo eletivo. O gestor, que tem se notabilizado pela ação que vem empreendendo junto ao sistema penitenciário do Ceará, também destacou que uma de suas metas é erradicar o analfabetismo junto aos presídios cearenses.

Questionado se teria interesse em disputar uma vaga de deputado estadual ou federal, o gestor foi categórico. “Eu sou operacional, tenho vontade de fazer as coisas, gosto de fazer e ter resultados. Não basta estar, tem que fazer parte. A gente está à disposição do que vier. Se for interessante… Minha missão principal é a segurança, é combater o crime para única e exclusivamente o nosso principal cliente, que é a população”.

No fim de dezembro passado, o governador Camilo Santana exonerou os então secretários Mauro Filho (PDT), Zezinho Albuquerque (PDT), Lia Gomes (PDT), Francisco De Assis Diniz (PT) e Inácio Arruda (PCdoB), visto que todos eles são pretensos candidatos à disputa eleitoral deste ano. No entanto, o prazo para desincompatibilização para gestores estaduais que vão disputar vaga no Legislativo, na chamada “janela partidária”, vai do dia 2 de março até 2 de abril, ou seja, seis meses antes do pleito de 2022.

Ainda durante a entrevista, o secretário anunciou a meta de acabar com o analfabetismo no sistema carcerário cearense, neste ano, por meio de programas de ressocialização com base na educação. “A base da nossa ressocialização é capacitação, educação e trabalho. Em 2018, havia 1.500 presos em sala de aula. Hoje nós temos mais de cinco mil, no ensino regular. Nossa meta é oito mil presos em sala de aula, o que representa um terço da população carcerária. Este ano a gente acaba com o analfabetismo dentro do sistema prisional. É inédito, fácil de fazer e estamos fazendo”.

O titular da Administração Penitenciária abordou ainda sua estratégia em adotar medidas de maior rigor no sistema penitenciário cearense com o intuito de acabar com o poder das facções entre os presidiários. “Além de investir na nossa polícia e torná-la a mais equipada do Nordeste, trabalhamos junto à inteligência para desarticular esses grupos e ações e mostrar ao preso que fazer parte de facção só rende para quem está no topo, tal qual uma pirâmide, e o melhor é cumprir apenas o tempo de suas penas, ao invés de aumenta-las a serviço do crime organizado”, avaliou.