Capitão Wagner e Roberto Cláudio têm intensificado visitas buscando consolidação do nome para a disputa em 2022. Foto: Reprodução/Instagram.

Ao que tudo indica, a disputa eleitoral que, oficialmente, só iniciará no segundo semestre do próximo ano, já está influenciando alguns discursos de parlamentares na tribuna das casas legislativas.

Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta quarta-feira (10), vereadores enalteceram as incursões feitas pelo deputado Capitão Wagner (PROS) e pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ambos pretensos candidatos à sucessão do governador Camilo Santana em 2022.

No início de seu pronunciamento, o vereador Márcio Martins (PROS) comparou as visitas que Capitão Wagner tem feito ao Interior do Estado ao que ocorreu com o empresário Tasso Jereissati (PSDB) no ano de 1986, quando foi eleito governador do Ceará, iniciando uma nova era na política cearense.

“Isso acontecia com o ‘galeguim dos olhos azuis; o da época, porque o de agora tenho minhas restrições pelo fim da carreira. O galeguim da época, que era o sonho de libertação dos coronéis”, lembrou.

Segundo disse, o mesmo tem ocorrido com as visitas de Capitão Wagner ao Interior do Estado, com pessoas que, conforme relatou, não pretendem votar em aliados do grupo político comandado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes. “É o sentimento de libertação das pessoas. Dá orgulho de ver o carinho, a receptividade, a alegria das pessoas. As senhoras ficam contemplando, tal qual o que foi visto na década de 1980 com o galeguim dos olhos azuis”, assegurou.

Vereador Márcio Martins (PROS) compara o deputado Capitão Wagner ao empresário Tasso Jereissati dos anos 80:

 

“Parecia ator de televisão”

Em resposta a Martins, o vereador Adail Júnior (PDT) destacou visita feita pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao Mercado Central, na terça-feira passada. De acordo com ele, o pedetista foi recebido por aplausos de populares, “parecia ator de televisão”. “Ali não era sentimento de libertação, mas de aclamação. Eu me emocionava cada vez que o Roberto Cláudio colocava a cabeça para fora da escada. Parecia um ator de televisão. Como o PDT não vai dizer que ele não é o candidato ao Governo do Estado diante de tanta aclamação?”, defendeu.

Veja trecho do pronunciamento de Adail Júnior:

Diante de tamanha adulação de um lado e outro, coube à vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) conduzir seus pares à realidade do dia a dia da população. Segundo ela, o próximo gestor precisa ter conhecimento técnico de cada área para dar prosseguimento ao trabalho da gestão pública. De acordo com a pedetista, o eleitorado não pode cometer o erro de eleger pessoas apenas baseado em popularidade ou por participação em redes sociais.

“Não cabe a nós elegermos um pop star para governar nosso Ceará. O Estado não vai errar como o Brasil errou em eleger uma pessoa sem nenhum conhecimento de gestão pública. Para o próximo ano, o Ceará não precisará de alguém que não tenha domínio da gestão pública, não precisará de um capitão nem de um pop star. Mas de alguém que tenha expertise na condução da coisa pública”, defendeu a parlamentar.