A última vez que Bolsonaro esteve no Ceará foi em agosto deste ano para a entrega de casas populares no município de Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução/Facebook.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vem ao Ceará mais uma vez, na próxima quarta-feira (20), quando deve participar, ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, de agenda no município de Russas, relacionada a obras hídricas.

O chefe do Executivo também busca fortalecer o número de apoiadores no Estado, visto que um de seus objetivos para 2022 é ser reeleito com maior apoio no Congresso Nacional.

Atualmente, poucos são os deputados federais da bancada cearense em Brasília que apoiam, declaradamente, o presidente da República, apesar de alguns atuarem próximos da gestão de Bolsonaro.

Dr. Jaziel (PL) e Capitão Wagner (PROS) seriam aqueles mais próximos do chefe do Executivo. No entanto, também orbitam ao redor do Palácio do Governo Federal: deputados Domingos Neto (PSD), AJ Albuquerque (PP), Júnior Mano (PL) e Vaidon Oliveira (PROS).

Heitor Freire (PSL) até esteve na base do Governo em um primeiro momento, mas foi alijado de qualquer elo com a gestão depois de ser acusado de gravar e vazar fala do presidente tentando convencer um parlamentar a apoiar Eduardo Bolsonaro na disputa pela liderança da sigla na Câmara dos Deputados.

A maioria dos parlamentares cearenses, por outro lado, é oposição a atual gestão e alinhada com o governador Camilo Santana. O mesmo ocorre no Senado Federal, onde dos três senadores, nenhum se diz da base governista de Bolsonaro, apesar de Eduardo Girão (Podemos) ter, em certa medida, alinhamento com pautas do Governo Federal.

Por conta disso, o presidente da República tem como um de seus objetivos para 2022, fortalecer sua bancada de apoio no Congresso. No Ceará, algumas lideranças políticas estão responsáveis de montar chapas fortes, com postulantes alinhados com o pensamento de Jair Bolsonaro. As discussões já ocorrem de maneira tímida, mas decisões só serão tomadas após o presidente definir em qual partido deve se filiar.

Dentre os nomes bolsonaristas cotados para a Câmara Federal estão: deputado Delegado Cavalcante (PTB), deputado André Fernandes (Republicanos), Coronel Aginaldo, médica Mayra Pinheiro, Coronel Bezerra, deputado Dr. Jaziel e vereadora Priscila Costa.

Há ainda a ala ligada a Bolsonaro, mas que no Ceará tem como liderança ou aliado político o deputado federal Capitão Wagner. São eles: Dayany Bittencourt (esposa de Wagner), vereador Julierme Sena (PROS), vereador Ronaldo Martins (Republicanos). Deputada Fernanda Pessoa (PSDB), que também tem interesse em uma das 22 vagas na Câmara Federal, deve estar alinhada com este grupo.

Câmara Federal

“Para senador o presidente ainda vai apontar um nome de sua confiança, mas no caso da campanha de deputado alguns nomes com densidade já se apresentaram. Não tenho dúvidas de que quando o presidente escolher o seu partido, o grupo se fortalecerá bastante, e estaremos prontos para o trabalho de base, montando chapas para agregar nomes da agremiação“, informou ao Blog do Edison Silva o vereador de Fortaleza, Carmelo Neto (Republicanos).

Presidente do PTB no Ceará, o deputado Delegado Cavalcante também destacou que a definição de nomes será tomada, de fato, quando o presidente escolher seu partido. “Tem muita gente querendo ir para a disputa, mas a definição só acontecerá quando o Bolsonaro decidir o partido”, relatou. O parlamentar vem trabalhando seu nome para uma das 22 vagas na Câmara Federal.