Prefeito de Fortaleza, José Sarto e secretário da Juventude, Davi Gomes. Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza

No Dia Internacional da Juventude, comemorado nesta quinta-feira (12), o prefeito José Sarto assinou o Decreto nº 15.083/2021, que cria o Observatório de Juventude de Fortaleza. A primeira ação do Observatório será a divulgação dos resultados da pesquisa “Fortaleza: Pandemia e as Juventudes”, o que ocorre nesta quinta-feira, a partir das 09h, durante o webinário “Desafios das Juventudes de Fortaleza”, transmitido ao vivo no canal JuvTV, no YouTube.

Realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, o webinário discutirá ainda as atividades desenvolvidas pelo Comitê Executivo Municipal pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (Cempha) e o painel de avaliação dos 10 anos do Plano Municipal de Juventude.

O Prefeito parabenizou a Coordenadoria de Juventude pelas iniciativas e reforçou a importância do Observatório para a Cidade. “Com esse instrumento, serão desenvolvidas pesquisas com foco nos nossos jovens, um passo fundamental para subsidiar políticas públicas na nossa Cidade. Nosso objetivo é garantir direitos, promover a inclusão social e estimular o protagonismo juvenil. Esse olhar atencioso sobre os jovens é uma prioridade da gestão. Um compromisso que, não tenho dúvidas, contribuirá para gerar muitas oportunidades”, ressaltou.

O decreto também regulamentou a implantação e o funcionamento do Observatório de Juventude como núcleo de pesquisa, com o intuito de oferecer condições para o desenvolvimento de políticas públicas de juventude e despender esforços para melhoria da capacidade de jovens em situação de vulnerabilidade ou que residam em territórios com indicadores sociais que precisam ser melhorados.

O Observatório tem como objetivo gerar números e indicadores para direcionar as políticas públicas para a juventude da capital, explicou o secretário de Juventude, Davi Gomes. Os resultados do estudo serão debatidos ao longo de quatro eixos temáticos: Educação, Cultura e Vida Pública; Ativação Econômica, Economia Criativa e Empreendedorismo; Saúde e Segurança (mental, física e alimentar) e Agravos e Perspectivas.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza