Sampaio destacou conversas com secretários e com o governador Elmano de Freitas. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (5), o deputado Guilherme Sampaio (PT) apontou avanços na carreira dos professores da rede pública estadual após diálogo com secretários e a categoria. Ele afirmou que a valorização do magistério deve culminar em projetos que serão apresentados na Casa Legislativa após uma rodada de reuniões feitas pelo Sindicato Apeoc em todo o território cearense.

O deputado disse que esteve em reunião com representantes da Seduc e Seplag, além da participação do governador Elmano de Freitas em busca de uma resolução que garanta as pautas pendentes da categoria da Educação. “A mesa de negociação, a única em funcionamento no Brasil, é mantida e retomada. Essa mesa produziu mais um grande salto para valorizar essa que é a melhor carreira do País. Nós podemos dizer que o Ceará é um caso de sucesso na Educação e tem a melhor carreira no País”.

Segundo ele, um professor que ingressa na carreira tem um crescimento de 290% em sua remuneração entre o início e o término da carreira. “Graças à luta da categoria, a receptividade dos gestores,isso se concretiza em uma proposta que será levada para a análise da categoria em 36 assembleias em todo o território do Ceará”.

Conforme levou, segundo avaliação do Sindicato Apeoc, o resultado dessa discussão pode resultar em aumento do salário dos professores entre temporários, efetivos e aposentados. “O retroativo da promoção de 2019, se for aprovado pela categoria e Assembleia, será pago em maio. A PVR para doutores no valor de R$ 300 poderá ser paga em julho e o retroativo de 2023 em junho”, destacou.

De Assis Diniz (PT) destacou a necessidade de se avançar com as reivindicações da categoria, buscando o fortalecimento os canais de debate e das mesas de negociações. “Tem um conjunto de outros servidores que precisam sempre de diálogo, negociação e resolutividade”, defendeu.