Capitão Wagner pretende eleger outros cinco vereadores no pleito deste ano. Foto: Divulgação

Candidato derrotado nas eleições municipais de 2020 a prefeito de Fortaleza, o ex-deputado federal Capitão Wagner, atualmente no União Brasil, conseguiu ajudar a eleger cinco vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza na ocasião. Passados quatro anos, o líder político conta com apenas um aliado na Casa Legislativa.

No decorrer dos anos, mudanças ocorreram na composição da Câmara Municipal de Fortaleza, com eleição de vereadores para outras casas legislativas, o que também influenciou na quantidade de membros do partido de Wagner na Casa. Em 2020, então no PROS, ele ajudou a eleger os vereadores Márcio Martins, Julerme Sena, Bruno Mesquita, Sargento Reginauro e Inspetor Alberto.

Seu grupo politico já havia perdido Inspetor Alberto e Bruno Mesquita para o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Márcio Martins foi para o Solidariedade e Sargento Reginauro foi eleito deputado estadual. Pedro Matos, que era suplente de Reginauro, também foi para o PL, enquanto que Marcelo Lemos, eleito pelo PSL, se manteve no União Brasil, agora o partido de Wagner.

No entanto, com a janela partidária deste ano novas mudanças ocorreram. Bolsonarista, Julierme Sena decidiu deixar o União Brasil de Wagner e se filiou ao PL de Bolsonaro. Pedro Matos foi para o Avante, assim como Marcelo Lemos. Para não ficar sem um membro na Casa Legislativa, Capitão Wagner conseguiu recuperar Márcio Martins para seu partido, sendo esse o único membro do partido no Legislativo da Capital cearense atualmente.

Apesar de ter apenas um aliado na Câmara Municipal de Fortaleza, Capitão Wagner espera eleger outros cinco vereadores no pleito deste ano. Ele conta com ex-vereadores, suplentes e aposta em candidaturas como da ex-candidata a senadora Kamila Cardoso, que obteve mais de 1 milhão de votos no pleito de 2022.