Ex-presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique é um dos principais aliados do prefeito Sarto na Assembleia. Foto: Miguel Martins

O prefeito Sarto tem em sua base aliada oito partidos e 24 vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza, que devem atuar em defesa da candidatura do chefe do Poder Executivo à reeleição. O deputado estadual Antônio Henrique (PDT) acredita que, para driblar a falta de tempo de Televisão, os aliados do gestor terão que se dedicar ao “porta a porta”  e “boca-boca” nas ruas.

A gestão Sarto na Câmara de Fortaleza, que pode ser replicada em uma coligação, é composta por PDT, Avante, PSDB, Cidadania, Agir, Mobiliza e PRD. Caso essas agremiações apresentem chapas completas para a disputa a vereador, totalizam 208 postulações. No entanto, o Podemos, que deliberou pela neutralidade, deve apoiar Sarto na Capital cearense, o que totalizaria, em tese, 352 apoiadores ao nome do prefeito.

“Não tenho dúvida de que a TV é uma ferramenta importante, mas também tenho certeza de que o boca-boca tem grande resultado e é isso o que queremos. Se a gente tiver na rua, com essas chapas completas, passando a 400 candidatos a vereador, no porta a porta, não tenho dúvida de que isso tende a fortalecer a campanha do prefeito Sarto”, defendeu Henrique.

De acordo com ele, a população deve reconhecer os serviços prestados pelo prefeito nos últimos anos, principalmente na periferia da cidade. “Se você sair de casa em qualquer um dos bairros de Fortaleza, se dará de frente com uma obra do prefeito Sarto. Além do fortalecimento das candidaturas de vereadores, também teremos o apoio de outras lideranças, que não vão disputar, mas estarão do nosso lado”, disse.

Ainda de acordo com ele, o próprio partido do prefeito teve um crescimento considerável com a “janela partidária”, saindo de oito nomes apoiando a gestão para 13. “O prefeito Sarto está caminhando no rumo certo, fazendo uma boa base, não só de vereadores, mas construíndo uma chapa completa, com 44 pré-candidatos”.

43 vagas

Conforme informou, todas as chapas da base aliada foram bem construídas para disputar uma das 43 vagas na Casa Legislativa, além de atuar em apoio à campanha do prefeito Sarto. “As coisas estão caminhando para tudo dar certo”.

Antônio Henrique também se posicionou sobre a exoneração do vice-prefeito Élcio Batista, do PSDB, da direção do Instituto do Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor. Na avaliação do deputado, o tucano “está realizando um excelente trabalho” e poderá continuar exercendo sua missão no mesmo cargo.