Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (6), pelo grande expediente, os vereadores ressaltaram a importância da Mulher na sociedade, antecipando as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, o vereador Ronaldo Martins (Republicanos) foi o autor da ideia.

O parlamentar parabenizou todas as mulheres e fez uma reflexão do papel da mulher na sociedade e na política. Ele evidenciou que no Dia Internacional da Mulher todos da Casa possam renovar o compromisso de trabalhar lado a lado com as mulheres de Fortaleza, no sentido de construir um futuro melhor para todas.

A vereadora Adriana do Nossa Cara (PSOL) debateu a luta, vida e liberdade das mulheres no grande expediente. Ela enfatizou que como mulher e militante feministas essa pauta se torna recorrente em suas falas na Câmara Municipal e em seus espaços de militância. “É importante dizer que tem um marco para a luta das mulheres, mas temos muitos outros desafios. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado diz que somente em janeiro desse ano o índice de feminicídio no Ceará aumentou. Dentre as cidades com o maior numero de crimes contra as mulheres, Fortaleza está em primeiro”, disse Adriana.

Já o vereador Ronivaldo Maia (PSD) destacou um evento que acontecerá amanhã, 7, no Centro de Eventos, voltado a área da educação. “Tem sido marca dos governos recentes ampliar o número de Escolas de Tempo Integral. Até o início desse governo tínhamos em torno de 61% de Escolas em Tempo Integral e nesse 1 ano nós caminhamos no Ceará para 70% das Escolas nesse formato”, disse Ronivaldo.

O vereador Adail Júnior (PDT) refletiu na tribuna acerca do novo sistema eleitoral aprovado e que já entra em vigor na próxima eleição. Segundo ele, há uma proporção, de 80/20, para eleger um candidato a vereador. Ele alega que para se eleger no próximo pleito é necessário o candidato somar pelo menos 6.400 votos. “Hoje a realidade é essa”, relatou.

Do site da Câmara Municipal