Cantor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes. Foto: Agência Senado/Reprodução.

Vai à sanção presidencial projeto de lei que denomina Antônio Carlos Belchior o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Mais conhecido como Belchior, o cantor cearense, da cidade de Sobral, morreu em 2017, aos 70 anos, mas suas músicas, muitas delas gravadas nos anos 1970, fazem sucesso até hoje, mesmo entre o público jovem. O texto foi aprovado terça-feira (19), na Comissão de Infraestrutura (CI), sob a presidência do senador Confúcio Moura (MDB-RO). 

O PL 771/2022, do deputado federal Leônidas Cristino (PDT), recebeu relatório favorável do senador Cid Gomes (PSB) e foi lido pelo senador ad hoc Jaime Bagattoli (PL-RO). 

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em 26 de outubro de 1946, no município de Sobral e foi um dos grandes nomes que surgiu na música popular brasileira.

Sua composição “Como nossos pais” foi considerada uma das 100 maiores músicas brasileiras pela revista Rolling Stone Brasil e outras músicas, destacou Cid Gomes no parecer, conquistaram corações e mentes de várias gerações, transformando-o em uma voz única e inconfundível.

O relator reconheceu a importância do projeto quanto ao mérito, pois apesar de Belchior ter falecido em 2017, para o senador a sua influência é percebida ainda nos dias de hoje.

“Seu estilo eclético estabelece um diálogo entre a música tradicional nordestina, a MPB, o rock e o folk, do qual resulta uma sonoridade que ressoa com a diversidade e riqueza cultural do Brasil”, escreveu Cid. 

Fonte: Agência Senado.