Cláudio Pinho é pretenso candidato a prefeito no Município de São Gonçalo do Amarante. Foto: Miguel Martins

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) perdeu um número considerável de vereadores e prefeitos no início deste ano e vem, desde então, tentando se reerguer em busca de se tornar, novamente, uma legenda com maior densidade eleitoral no Estado. Nas últimas semanas, lideranças da sigla têm percorrido alguns municípios para tentar filiar líderes locais para a disputa eleitoral deste ano.

Fortaleza continua sendo o principal município gerido pelo PDT não somente no Ceará, mas em todo o Brasil, e continuará sendo o foco da legenda para as eleições deste ano. Para além da Capital cearense, outras cidades cearenses estão no radar do grêmio pedetista.

Segundo o deputado Cláudio Pinho, um dos três pedetistas que fazem oposição ao Governo Elmano de Freitas, o partido está se reorganizando dentro de seus quadros, atraindo novos filiados, como ocorreu nos últimos dias nos municípios de Chorozinho e Canindé. “Isso está sendo feito em diversas cidades do Ceará. Estamos passando por um novo momento no partido, que volará a crescer, dentro de suas possibilidades, com novos filiados, com pessoas que estão pensando um novo projeto para o Estado que possa contemplar todos os cearenses”.

Lideram esse novo momento do PDT o ex-prefeito Roberto Cláudio, o atual prefeito de Fortaleza José Sarto, o ex-ministro Ciro Gomes, assim como o presidente da sigla André Figueiredo, junto com a bancada de vereadores de Fortaleza e os deputados estaduais Cláudio Pinho, Queiroz Filho e Antônio Henrique.

Segundo Pinho, o momento é de efervescência política e muitas conversas têm surgido, principalmente, sobre o pleito de Fortaleza. Conforme informou, o diálogo tem sido feito com aqueles partidos que têm interesse no debate, o que tem feito com que o PDT se aproxime de algumas legendas e se distancie de outras.

“Nosso partido ocupa a Prefeitura desde 2013, e o prefeito Sarto vai pleitear a reeleição e tem que conversar com todos os segmentos da sociedade e com os partidos que quiserem diálogo. O PT não quer diálogo com a gente. Queremos quem quer diálogo sobre Fortaleza, para que a cidade não seja submissa à vontade dos governantes do momento”, disse.

Conforme informou, esse diálogo pode ser feito em um momento posterior com outras lideranças políticas do Estado, como as que comandam o grupo político liderado no Ceará por Capitão Wagner, presidente do União Brasil. Além de Fortaleza, o PDT tem demonstrado interesse em outras cidades da Região Metropolitana como Maracanaú, São Gonçalo do Amarante e municípios do Cariri.

Em Juazeiro do Norte o partido tem interesse em apoiar a candidatura do prefeito Gledson Bezerra à reeleição, participando da chapa majoritária.”Estamos em busca de crescimento. Onde o PDT for chamado, onde puder ter candidatura própria ou se coligar, o partido estará presente. O PDT irá em busca de fortalecimento e dos projetos que serão apresentados para a população”, disse Pinho.