Desde o ano passado membros do STF têm sido homenageados com a honraria. Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

A aprovação por deputados estaduais de dois projetos concedendo o título de cidadão cearense aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin gerou um embate entre bolsonaristas e governistas na sessão ordinária na semana passada. No entanto, essa não foi a primeira vez que um magistrado da suprema corte foi beneficiado com a honraria.

Nos últimos meses, outros ministros foram agraciados com aprovação de matéria semelhante, em uma articulação de deputados da base governista do governador Elmano de Freitas, que buscam beneficiar os membros do STF, principalmente, levando em consideração as ações do Supremo contra os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.

No fim do ano passado foi aprovado uma dessas propostas concedendo o título de cidadão cearense ao ministro Gilmar Mendes. A matéria é de autoria do líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT), com coautoria de Juliana Lucena (PT)  e Audic Mota (MDB).

Atual ministro do STF, Flávio Dino também recebeu a sua honraria, mas o projeto foi aprovado quando ele ainda era ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Lula. O texto também foi proposto por Aldigueri, e teve como coautores Fernando Santana (PT) e Juliana Lucena.

Luís Roberto Barroso, presidente do STF também foi um dos selecionados para receber a honraria. A proposta também é de Romeu Aldigueri  e tem como coautora Juliana Lucena. Ricardo Lewandowski, que foi do Supremo,  agora atua na gestão da Segurança Pública de Lula, também receberá o título de cidadão cearense. O convite foi feito pelo próprio governador Elmano Freitas, mas o evento ainda não tem data para acontecer.

Já na semana passada foi a vez de Alexandre de Moraes, com projeto proposto por De Assis Diniz (PT), e Cristiano Zanin, com matéria de autoria dos deputados Marcos Sobreira (PDT) e Juliana Lucena, com co-autoria de Fernando Santana. Na justificativa, eles apontaram o trabalho de Zanin durante a defesa do presidente Lula.