Renato Roseno defende maior diálogo do Governo do Estado com os servidores. Foto: ALCE

Membro da base governista da Assembleia Legislativa, o deputado Renato Roseno (PSOL) demonstrou desconforto com a aprovação de matéria que trata do reajuste dos servidores do Estado, que segundo disse, não contempla integralmente os professores. Ele destacou que o Sindicato Apeoc, que representa a categoria, em assembleia geral, aprovou estado de greve e pode paralisar suas atividades nas escolas de todo o Ceará

Ninguém fica feliz com isso por mais legítimo que seja o instrumento. Esperamos que o indicativo decidido pela categoria não se viabilize, mas, para isso, é necessário o governo abrir canais de diálogo”, disse.  Segundo lembrou, o reajuste salarial aprovado na Assembleia Legislativa no valor de 5,62% aos servidores estaduais não contempla integralmente os professores. “ O diálogo com a categoria não está concluído”, frisou.

Renato Roseno detalhou ainda as demandas que da categoria ao Governo do Estado. Segundo o deputado, os professores pleiteiam pagamento do retroativo da promoção dos anos de 2019 e de 2023; implantação das promoções dos anos de 2022 e 2023; seleção estadual classificatória para professores temporários; equiparação salarial dos temporários; PVR dos doutores; pagamento das premiações; e o fim da taxação das aposentadorias.

“O Ceará se orgulha dos indicadores que tem. E aí entra a pauta de reivindicações da carreira dos docentes” – (Renato Roseno)

“Ninguém fica feliz com decisão de indicativo de greve. Esperamos que o indicativo não seja obrigado a se viabilizar, e para isso é preciso de canais de negociação com o Governo. O processo de diálogo do reajuste dos servidores não veio a contento. Não considero ele concluido”, destacou.

Ele defendeu a recomposição do poder aquisitivo, visto que a forma aprovada pela Casa “corrói” tal recomposição. Também defendeu celeridade às promoções feitas em anos passados, além da ampliação das gratificações atrasadas e benefícios para aqueles que hoje são doutores. “Valorizar aqueles e aquelas que já concluíram a sua etapa profissional, aposentados, que precisam ter sua valorização”.

“Há uma grande mobilização da categoria. A minha vinda à tribuna é no sentido de reivindicar e alertar ao Governo que abra os canais de negociação devido, porque a última medida a ser tomada pelos servidores seria de ter que apelar a uma paralisaçao, que prejudica a todos”, apontou.