Sérgio Aguiar está no grupo dos nove deputados estaduais que querem deixar os quadros do PDT. Foto: ALCE

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) está confiante em uma decisão favorável da Justiça para conceder a saída de ao menos nove parlamentares pedetistas para ingresso em outra legenda, sem qualquer punição. “O Judiciário do Ceará será sábio para tomar a decisão mais adequada”, disse.

Depois de Evandro Leitão, que deixou os quadros do PDT e ingressou no Partido dos Trabalhadores (PT), outros nove pedetistas querem sair da legenda e pretendem migrar para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Além de Aguiar, também querem sair da sigla os titulares Guilherme Landim, Salmito Filho, Romeu Aldigueri, Osmar Baquit, Oriel Filho, Marcos Sobreira, Lia Gomes e Jeová Mota.

“Deixaremos com o Judiciário, que é o foro adequado para fazer essa definição, já que o que está em discussão é a não permanência dos deputados que colaboraram com a vida do partido, que formaram um grande número de votos, quase 1 milhão, para assegurar 13 cadeiras na Casa Legislativa”,disse.

A disputa interna no PDT se deu ao longo de 2023, quando a maioria dos membros do partido decidiu apoiar a gestão do governador Elmano de Freitas. Uma minoria, que comanda a legenda, porém, se posicionou como oposição ao Governo.

Todo o imbróglio teve início quando a sigla pedetista, em 2022, escolheu Roberto Cláudio como candidato a governador do Estado, em detrimento de Izolda Cela, até então governadora do Estado. “O Judiciário do Ceará será sábio para tomar a decisão mais adequada, que espero que seja favorável à nossa saída”, disse Aguiar.