Sergio Aguiar é o atual presidente da Unale. Foto: Miguel Martins

Presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o deputado cearense Sérgio Aguiar (PDT) vai buscar conscientizar seus pares nas 27 casas legislativas do País a fazerem o bom uso da tribuna parlamentar e evitar “animosidades” em ano eleitoral. No Ceará, ele acredita que o pleito de Fortaleza, visto a quantidade de parlamentares com interesse na disputa, deverá ter maior embate no Plenário 13 de Maio.

“A eleição mais acirrada é a da Capital, e certamente, pela quanitidade de parlamentares com interesse na Capital, terá discussão na Casa. As coisas mais paroquiais, as disputas das cidades menores, ficarão a cargo dos municípios ou em outras esferas”, afirmou.

Na condição de presidente da Unale, Aguiar afirmou que irá fazer com que seus pares possam se sensibilizar para que todas as casas legislativas possam tirar qualquer animosidade oriunda de acirramento eleitoral das eleições de 2022. “É preciso fazer que se pense no desenvolvimento local, ali que vai ser feita a verdadeira disputa para pensar no seu bem estar, principalmente, nas políticas públicas para a melhoria da qualidade do povo brasileiro”.

Segundo ele, essa será uma tarefa difícil, mas a presidência da Assembleia Legislativa pode disciplinar tais discussões para que todos os parlamentares possam ser comedidos em suas falas durante uso da tribuna. “Muito embora não deixemos de fazer a boa política, aquilo que seja objeto de crítica ou elogio, que esteja dentro das relações republicanas”.

Apesar dos apelos de algumas lideranças, na primeira semana de trabalho na Assembleia Legislativa do Ceará alguns deputados já deram sinais de como serão os embates em 2024 na Casa. Firmo Camurça (UB) e Júlio César Filho (PT) entraram em embate por conta do Município de Maracanaú. O presidente da Mesa, Evandro Leitão (PT), repreendeu Cláudio Pinho (PDT) por falas contra um servidor do parlamento, enquanto que Sargento Reginauro (UB) se desentendeu com os petistas Missias Dias e De Assis Diniz.

Situações semelhantes ocorreram nas semanas seguintes, com Fortaleza e Maracanaú aparecendo entre os principais embates eleitorais na tribuna da Casa. Grupos antagonistas têm se enfrentando no Plenário 13 de Maio. Na sessão ordinária de quinta-feira (22), o deputado Renato Roseno (PSOL) exigiu da Mesa Diretora medidas para evitar os ataques morais cometidos na tribuna.