Michel Lins aponta que partido pode eleger entre três e quatro vereadores em Fortaleza. Foto: CMFor

O PRD de Fortaleza apresentou no Hotel Oásis, sua chapa de pré-candidatos a vereador visando as eleições de 2024. A reunião contou com o ato de filiação e a adesão de mais 37 pré-candidatos, que se somam aos que fizeram parte da chapa de 2020 do Cidadania.

Naquele ano o partido elegeu três vereadores e que seguiram com Michel Lins quando ele assumiu a presidência estadual do PRD. Segundo a direção, é considerável a procura pelo novo partido em Fortaleza visto o cumprimento de acordos durante e após as eleições.

Na avaliação da sigla, devido à diminuição do número de vagas por partido, que caiu de 65 para 44 neste pleito, é importante não deixar para última hora e se filiar logo para garantir a vaga na chapa para 2024, seja em qual partido for.

Presidente estadual do PRD, Michel Lins afirmou que este ano devem ter menos de 600 candidatos nesta eleição em todos os partidos, comparado a última eleição, devido à mudança da regra eleitoral que veio para extinguir os partidos menores e beneficiar no contexto geral os grandes partidos e candidatos mais bem votados, que antes tiravam muito votos e perdiam por conta que a sobra eleitoral beneficiava os pequenos.

“Esse jogo eleitoral mudou. E se você pegar os dados da última eleição vai ver que menos de 70 candidatos tiraram entre 2 a 4 mil votos. Ou seja, não é nada inteligente essa turma se dividir em vários partidos diferentes, pois se fizerem isso serão apenas as famosas buchas para os grandes. Com base nisso, cuidamos de antecipar bem o jogo, firmando a maior parte desses candidatos no PRD, a fim de oportunizar e eleger novamente de 3 a 4 vereadores que tem menos estrutura, ou quase nenhuma, e que consecutivamente tirarão menos votos”, disse.

Ainda de acordo com ele, a única chance dos candidatos menores terem sucesso é estarem juntos em um mesmo partido. O dirigente fez isso a frente do Cidadania, em 2020, e conseguiu eleger três quadros para a Câmara Municipal de Fortaleza.