De Assis Diniz disse, ainda, que Evandro Leitão será o próximo prefeito de Fortaleza. Leitão ainda é pré-candidato do PT. Foto: ALCE

A disputa pela Prefeitura de Fortaleza, em especial a interna que acontece no Partido dos Trabalhadores (PT), tem gerado situações inusitadas. Na manhã desta quinta-feira (22), durante discussão na Assembleia Legislativa, o líder da legenda na Casa, De Assis Diniz, chegou a defender o nome de Evandro Leitão (PT) como o nome da sigla, chegando, também, a falar em “quadrilha” do prefeito Sarto.

O episódio chamou a atenção da oposição, que destacou a aliança que existia entre PT e PDT, existente antes do pleito de 2022 no Estado. Também houve um questionamento sobre o fato de De Assis ter falado que existia uma quadrilha no entorno da gestão Sarto.

A frase do petista foi dita durante discussão sobre a gestão fiscal do Governo. Em defesa do governador Elmano de Freitas, De Assis disse: “Veja a realidade fiscal contábil da nossa Capital. Eu tenho é pena do próximo prefeito de Fortaleza, e vai ser Evandro. Porque ele vai pegar um rombo que o Sarto e sua quadrilha, desculpe, e sua camarilha está deixando. Eu tenho é pena do Evandro”, disparou.

Logo em seguida, o deputado Sargento Reginauro (UB) lembrou que ainda existem outros pré-candidatos a prefeito de Fortaleza no PT, como os deputados Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio e Luizianne Lins. “O De Assis já anunciou o prefeito, além de fazer propaganda antecipada. A Justiça eleitoral deveria ficar atenta. A prepotência do PT é tão grande, que ele acha que vai dominar todo o Estado”.

Ele também afirmou que o pleito deste ano sobre Fortaleza na Assembleia Legislativa será pautado pela disputa entre aliados do prefeito Sarto e do governador Elmano de Freitas. “Todos, até bem pouco tempo, estavam juntos. Quando o PT vem à tribuna e ataca o projeto, precisa fazer o mea culpa, porque está faltando com a coerência”.

Alcides Fernandes (PL) também entrou na discussão, lembrando que De Assis pronunciou o termo “quadrilha do Sarto”. “Prefeito Sarto, o senhor tem uma quadrilha? Porque o líder do PT chegou a falar, ele fala pelas ventas. Ele acabou de falar em alto e bom som”, lembrou.

“Camarilha”

Em resposta, De Assis afirmou ter utilizado um termo “infeliz” e que, de imediato, usou a palavra correta. Ao invíes de “quadrilha”, sua intenção seria utilizar “camarilha”. “Eu, imediatamente, reconheci a fala inadequada e fiz a correção. Até porque temos divergências e vamos fazer esse debate e trazer para dentro desta Casa o processo sucessório. Não dá para usar leviandade, subterfúgio e ficar fazendo gracinha em cima de coisa séria. Se tivesse, da minha parte, uma fala, eu arcaria com as consequências. Por isso, de imediato, fiz a correção do raciocínio que desenvolvia no debate”, explicou.

Guilherme Sampaio, presidente municipal do PT, lembrou que o partido faz oposição à gestão de Fortaleza desde janeiro de 2023, lembrando que foi líder da bancada na Câmara Municipal, inclusive, com Capitão Wagner, aliado de Sargento Reginauro, sendo seu vice-líder. “Me causa muita estranheza muitas pessoas próximas a esse grupo na mesma administração. Ontem, teve votação e o que se viu foi o bolsonarismo se associar à omissão de um partido que, historicamente, lutou pela democracia desse País”, disse ao lembrar aprovação na Casa de nota de repúdio contra falas do presidente Lula.