Dra. Silvana foi a parlamentar que utilizou a linguagem mais baixa no seu discurso para tratar a fala de Lula. Foto: Reprodução/ ALECE

Nesta terça-feira (20), deputados estaduais repercutiram na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Etiópia sobre a guerra em Israel. No domingo, Lula esteve no país finalizando sua viagem pelos países africanos e fez uma declaração que comparou as mortes de palestinos, com o holocausto de Hitler. ”O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus. Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças,”disse o presidente.

Além do discurso ter chegado a Israel com a intitulação de Lula como ‘persona non grata’, entre as atribuições dos parlamentares cearenses até de diabolíco Lula foi chamado.

A primeira manifestação contra o presidente, foi do Apóstolo Luiz Henrique. Em tom ameno o deputado diz que o petista fez um discurso infeliz e que deve ter humildade para reconhecer seu erro, além de ter classificado a fala de Lula como prejudicial à nação brasileira. O líder do partido Republicanos disse que não estava lá para uitlizar de expressões de baixo calão para esculhambar o presidente, mas como instrumento para que o espírito santo tocasse a vida de Lula, para reconhecer seu erro.

”Lula foi muito infeliz na sua fala! Podemos ver até o próprio ministro de Israel dizer que lá é a terra prometida, e que o Brasil é a terra da promessa. Nós somos bençãos para outras nações mas Israel também é benção para nós. Cadê os assessores do presidente Lula? Todos nós precisamos ser aconselhados. Da boca do ser humano pode sair água doce e água amarga mas que possamos procurar ter bom senso, equilíbrio, diplomácia, principalmente nós políticos. Que possamos ter humildade de dizer ‘eu errei no falar”, expõe o líder republicano.

Entretanto a líder do PL, deputada Dra. Silvana não mediu esforços para xingar o chefe do Executivo Nacional: ”Ele provou que é amigo de terroristas!”.

”Virou guerra santa quando o abestado, o louco, o endemoniado do presidente Lula fala em nome de todos os brasileiros, pois ele não fala em nome dessa deputada. Ele foi um retartado e não retire dos autos aqui, eu quero que fique a fala que estou dizendo porque ele foi extremamente infeliz e merece ser impeachmado! O meu marido Dr. Jaziel e o deputado André Fernandes já assinaram a declaração de impeachment contra o presidente que devemos comemorar! Devemos nos envergonhar, postura de demônio!”.

O deputado pastor Alcides Fernandes (PL) levou aos colegas uma nota de repúdio. Ele disse que a atitude do presidente é arrancar uma ferida dos judeus que eles guardam a muito tempo. ”Por que logo Israel? Em todos as letras ele declara o ódio que ele tem contra o povo de Israel. Eu até achei que ele estivsse sob efeito de cachaça, mas depois ele chega para confirmar a declaração e não pede perdão. Eu tenho vergonha de dizer que temos na direção da nação brasileira um comunista.

Ato mais vexatório da democracia brasileira”, foi assim classificado pelo deputado Sargente Reginauro o posicionamento de Lula. ”Nós temos pessoas batendo palmas, para o presidente defende o grupo terrista mais sanguinária existente hoje no planeta. Você sabe o que é ser parabenizado pelo Hamas? É a mesma coisa se o governador Elmano estivesse sido parabenizado pelo PCC, Comando Vermelho, GDE. Quem é que quer ser homeneado como figura pública por uma organização criminosa?”, ingadou Reginauro.

Felipe Mota (UB) contou que não pensa igual a Lula, nem o defende, mas que não vai ao extremismo apoiando possível impeachment contra ele: ”Eu acho que cabe ele pedir desculpa, que ele venha a público. O Brasil é tido como um país pacato. Nós somos importadores e acho que devemos pedir desculpa. Fui questionado pela imprensa se vejo esse episódio como impeachment, mas não, não sou a favor desse assunto. Quem tem que resolver essa problemática é o Exelentíssimo senhor presidente, que é o chefe de Estado e criou toda essa problemática com o Brasil”, afirmou o deputado.

Confira trecho da fala da Dep. Dra. Silvana: