Guilherme Landim disse que a intenção é manter a mesma relação com seus pares, respeitando os posicionamentos de cada um. Foto: Miguel Martins

O deputado Guilherme Landim segue sendo o líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Assembleia Legislativa. A escolha foi feita pelos nove membros aliados da legenda em meio a discussão partidária interna sobre a função. A direção estadual da legenda marcou reunião na próxima sexta-feira (23) para debater o tema.

De acordo com a direção estadual do PDT, a escolha da liderança partidária da legenda deve ser feita em acordo com o partido e a bancada no parlamento. No entanto, segundo o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a decisão cabe, exclusivamente, aos membros do partido ou coligação membros da Casa Legislativa.

Conforme informou, Landim, a escolha da manutenção do seu nome como líder do partido foi feita pela maioria dos parlamentares, representados por nove membros. Os deputados Antônio Henrique, Queiroz Filho e Cláudio Pinho, também do PDT, mas que fazem oposição ao Governo Elmano de Freitas, não participaram da escolha.

Guilherme Landim afirmou existir duas situações distintas. Uma é a relação interna no partido e a que existe na Assembleia. “Os deputados que compõem o grupo minoritário já colocaram que não têm a intenção de esticar a corda ou de haver qualquer tipo de problema. Da parte deles, a manutenção da liderança era coisa tranquila. E já tinham externado isso ao partido”, explicou.

Ele lembrou que o PDT marcou reunião para o próximo dia 23 de fevereiro, mas o nome dos líderes deveria ser apresentado na semana passada. “Nos reunimos e fizemos assinatura do memorando fazendo a manutenção da liderança que tínhamos no ano passado. O que eu defendo é que tenhamos na Assembleia uma liderança que deixasse os deputados à vontade. Essa é nossa defesa e isso o que nossa maioria quer fazer valer. Sem briga, sem esticar a corda e esperamos que o partido entenda isso”, disse.

Além de Landim na liderança do PDT, Marcos Sobreira e Jeová Mota são os vice-líderes. Cláudio Pinho explicou avaliar a escolha do colega pedetista com naturalidade, visto seu grupo obter a maioria dos quadros na Casa Legislativa. Segundo ele, porém, a direção partidária questiona a manutenção da liderança no grupo governista, que tem interesse de deixar os quadros do PDT.

“Eu vejo isso com naturalidade, haja vista que o grupo em que eles pertencem tem a maioria. A discussão no partido é que a liderança é do partido, mas aqui é interpretado como sendo da bancada. Eles escolheram o líder. Sexta tem reunião do partido e esperamos que lá se construa o consenso para acabar com essa possível briga. A convivência com todo o grupo do PDT aqui é harmônica, mas a direção coloca que nove deputados do PDT pediram para sair. E se pediram para sair, não se justifica a liderança partidária ficar com este grupo. Esperamos continuar ao menos com essa harmonia aqui na Casa”, disse o deputado Cláudio Pinho.

Veja a lista de líderes partidários e de bancada na Assembleia Legislativa do Ceará:

Progressistas – Leonardo Pinheiro e Almir Bié

Partido Liberal – Dra. Silvana e Alcides Fernandes

União Brasil – Sargento Reginauro e Felipe Mota

Republicanos – Ap. Luiz Henrique e David Durand

MDB – Agenor Neto e Davi de Raimundão

Bloco PT, PCdoB, PSDB, Cidadania, PSD – De Assis Diniz, Guilherme Sampaio e Emília Pessoa

PDT – Guilherme Landim, Marcos Sobreira Jeová Mota

PSOL – Renato Roseno

Avante – Stuart Castro