Presidente da Assembleia defendeu respeito entre seus pares durante o período eleitoral. Foto: Miguel Martins

Um dos principais desafios da Assembleia Legislativa em ano eleitoral é manter os ânimos de seus representantes calmo diante de tantos parlamentares com interesses distintos. Além de potenciais candidatos no pleito de 2024 que devem sair da Casa Legislativa, todos devem apoiar nomes em cidades do Interior do Estado, o que fará com que embates na tribuna do Plenário 13 de Maio sejam bem intensos.

Para tentar evitar que as disputas paroquiais sejam levadas ao púlpito da Casa  e transform o ambiente de debate em discussões e brigas por interesses privados, membros da Mesa Diretora e o Colégio de Líderes devem se reunir, provavelmente, após o período de Carnaval para traçar metas e comportamento de cada um dos parlamentares, a fim de evitar confrontos que são quase inevitáveis neste período.

O início dos trabalhos na Câmara Municipal de Fortaleza, que resultou em gritos  e até tapas entre vereadores, tudo isso na presença do prefeito Sarto, mostra o quanto os ânimos estão alterados na política cearense.  E não há dissociação entre as duas casas legislativas, visto que praticamente todos os vereadores que fazem oposição à gestão da Capital cearense, com exceção dos bolsonaristas, estão alinhados com o Governo Elmano de Freitas.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT), a cada dois anos esse é o desafio da presidência da  Casa, seja em eleições municipais ou eleições gerais. Segundo ele, a primeira reunião da Mesa Diretora com o Colégio de Líderes deve decidir sobre o tema.

“Nossa preocupação é manter o respeito entre todos os pares, cada um defendendo suas bandeiras, mas que tenhamos respito para que possamos, através desse respeito, realizarmos importantes debates, sempre procurando deixar de lado qualquer tipo de discussão local, de município a, b ou c”, defendeu.