Parlamentares destacam pautas de 2024 – Foto: José Leomar

 

Temas como as eleições municipais, a segurança pública, a estiagem, a geração de emprego, entre outros devem pautar os debates ao longo de 2024, conforme projetam deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O líder do Governo na Alece, deputado Romeu Aldigueri (PDT), destaca que a expectativa para o ano é dar continuidade ao processo de reconstrução do País, “fortalecendo a democracia e comunicando à população dos 184 municípios cearenses o muito que se faz para avançar os programas do Governo”. Ele comenta que “é nas cidades que acontece a vida das pessoas, e não se pode deixar de trabalhar para que as melhorias cheguem a todos”.

O deputado ressalta ainda sobre os esforços que vão ser feitos para que os debates relacionados ao processo eleitoral sejam os mais civilizados no Parlamento estadual. “Vamos atuar junto aos deputados e deputadas desta Casa para que a civilidade seja o norte nas eleições de outubro”, reforça.

O deputado Sargento Reginauro (União) aponta como pauta prioritária para essa legislatura a cobrança de que o Poder Executivo estabeleça um plano concreto para o problema da segurança pública no Estado.

“O Governo do Ceará precisa convocar urgentemente uma força-tarefa e instalar um gabinete permanente de situação de crise para a questão da segurança. Vamos insistir nessa pauta, cobrando a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Samuel Elânio, aqui na Assembleia para dar explicações sobre o tema”, adianta Sargento Reginauro.

Outra pauta que merece ser aprofundada em 2024 na Alece, de acordo com o deputado, é a que trata da instituição de emendas impositivas no Ceará.

“É um projeto importante para o Estado, que vai facilitar o repasse de verbas para o interior, mas que sequer foi colocado em votação na Casa. As emendas impositivas tornam mais democrático e participativo o orçamento estadual, beneficiando toda a população”, assinala o parlamentar. As eleições municipais também são destacadas por Sargento Reginauro como uma pauta que vai mudar a rotina da Casa em 2024.

Para o deputado De Assis Diniz (PT), líder do bloco governista na Assembleia, além das discussões das mensagens enviadas pelo governador Elmano de Freitas e dos projetos de parlamentares, o grande desafio para o ano de 2024 é manter o nível e o equilíbrio dos debates na Casa, que deverão ser profundamente influenciados pelo contexto eleitoral. “Além de Fortaleza, temos disputas em diversos municípios que são, evidentemente, acompanhados pelos parlamentares”, salienta De Assis Diniz.

A estiagem no Ceará é outro assunto que deve estar presente nas discussões parlamentares, segundo o deputado Cláudio Pinho (PDT). Para ele, vai ser necessário pensar em ações para socorrer o homem do campo.

O deputado também avalia a necessidade de intensificar as cobranças ao Poder Executivo para que o Estado volte a crescer. “Estamos tendo um aumento de impostos, aumento da máquina, e a população sofrendo, com o comércio vendendo menos. Esta Casa precisa discutir assuntos voltados para o crescimento, desenvolvimento e geração de emprego no Ceará”, aponta.

A violência contra a mulher continua sendo um tema muito presente na sociedade e também deve pautar a atuação de parlamentares . A procuradora especial da Mulher, deputada Lia Gomes (PDT), acentua que a PEM continuará atuando no sentido de se aproximar ainda mais da sociedade. “Vamos  viajar, ir para os bairros aqui de Fortaleza, aumentar a nossa participação nas escolas, com palestras, fortalecer a atividade das vereadoras, juntando essas mulheres do interior do estado. A gente precisa cada vez mais falar com essas mulheres, alertar as nossas jovens sobre os primeiros sinais de violência”, pontua.

A deputada Dra. Silvana (PL) enfatiza que pautas em defesa da família e dos valores cristãos, além daquelas que primam pelo direito, luta pela justiça e pela liberdade, vão ser debatidas e defendidas por ela em mais uma legislatura. “A minha conduta parlamentar continuará tendo essas questões como parâmetros, pois são instrumentos de ação política que consolidam a democracia em seu sentido mais profundo”, avalia.

Para o deputado Nizo Costa (PT), pautas ligadas à saúde, educação e políticas públicas de desenvolvimento do Estado devem ser frisadas durante o ano de 2024. “É um ano em que esperamos produzir bastante, apresentar projetos que enriqueçam o Ceará e também apoiar as propostas do Poder Executivo que visam ao crescimento do Estado”, salienta.

Já a deputada Gabriella Aguiar (PSD) aponta a necessidade de dar destaque à defesa da saúde mental. “Protocolei uma Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, tendo em vista o crescimento dos suicídios, diagnósticos de depressão e ansiedade”, observa. A parlamentar acrescenta ainda a necessidade de buscar debater políticas públicas em defesa da pessoa idosa e do desenvolvimento regional.

Na avaliação do deputado Sérgio Aguiar (PDT), eleito em 2023 presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), além das questões eleitorais, assuntos de interesse dos parlamentos estaduais devem pautar os debates na Casa. “O País vive um novo momento, com as taxas de juros baixando, oportunidades de geração de emprego aumentando, fazendo com que o Ceará fique melhor assistido socialmente em relação aos últimos anos, o que também vai ser destacado ao longo de 2024”, pontua.