Jade citou aquelas que seriam as prioridades do Governo neste segundo ano de mandato. Foto: Miguel Martins

Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, na manhã desta sexta-feira (02), a vice-governadora Jade Romero representou o governador Elmano de Freitas, que se recupera de um quadro de pneumonia. De acordo com a gestora, o Governo do Estado deve focar em alguns áreas prioritárias, como a convivência com a Seca, a Segurança Pública, além de investimentos na Educação e no novo combustível do hidrogênio verde.

Segundo ela, em janeiro alguns temas já ficaram evidenciados, como o prognóstico de chuvas abaixo do desejável para a chamada quadra chuvosa. “Isso nos leva a fortalecer investimentos para a segurança hídrica, educação ambiental e uso racional da água. O governador vai apresentar um plano de convivência com a seca, com políticas que garantam aos pequenos agricultores e mantenha uma cadeia econômica sempre pujante, ainda que tenhamos essas interpéries”.

Ela destacou, também para este ano, investimentos em projetos do hidrogênio verde, visto que uma série de empresas estariam interessadas na transição energética. Conforme informou, o Ceará possui condições naturais de vento e sol que ajuda a ter uma competitividade no setor. “Esse ´um setor estratégico para o governador Elmano”, disse.

Outro tema apontado por ela como importante a ser falado  e ampliado são os investimentos na área da Segurança Pública. Ela citou algumas ações já realizadas, como o chamamento de concursados, entrega de viaturas e promoção de policiais e bombeiros militares.

Estado

“Seguimos atentos a essas questões relacionadas à violência, ao combate ao crime organizado de forma articulada. A estratégia do Governo Federal é se articular junto aos governos dos estados. O governador Elmano deverá apresentar alguns planos relacionados ao reforço da inteligência. Quero dizer que o Governo do Estado está atento a essas pautas”, pontuou.

Romero citou ainda a vinda do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) como um ponto estratégico para o desenvolvimento do hidrogênio verde no Ceará. “O ITA vai ser vocacionado para nossos potenciais regionais. Os cearenses ocupam mais de 40% dos aprovados no ITA e a vinda de uma sede para cá contempla nossa população, nossa inteligência. O desafio é dar continuidade a esse legado”, defendeu.