Romeu Aldigueri e Reginauro tiveram impressões distintas sobre a violência no Ceará nos últimos dias. Foto: ALCE

Um dos principais problemas do Estado, a Segurança Pública voltou a ser tema de debate na Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (15). Enquanto a base governista destacou os números positivos da Operação Carnaval 2024, a bancada de oposição criticou os casos de violência dos últimos dias, principalmente, aqueles envolvendo policiais militares.

Sargento Reginauro (UB) manifestou indignação com o assassinato do soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Bruno Marques, na noite da última segunda-feira (12).  Segundo ele, o profissional de segurança estava de folga em um bar no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, quando foi executado por tiros de fuzil.

“Isso só se faz em guerra. Foram mais de 25 tiros, um verdadeiro fuzilamento. O Estado está desmoralizado, e o comandante maior das tropas policiais no Ceará, que é o governador Elmano de Freitas, precisa vir a público e assumir as suas responsabilidades, porque o povo está morrendo”, comentou.

O deputado lamentou que o governador do Estado não tenha se pronunciado oficialmente sobre a morte do soldado. “Até às 12h do dia seguinte ao crime, ele ainda não havia se manifestado ou publicado uma linha sobre o que aconteceu. Somente de tarde apareceu um story no Instagram do governador compartilhando uma publicação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)”, relatou.

O parlamentar voltou a cobrar um plano de segurança para o estado do Ceará. O deputado Alcides Fernandes (PL) expressou os seus sentimentos aos familiares do policial. “O que posso fazer por essas famílias e pelos policiais cearenses é orar, porque não podemos depender desse Governo, que está sendo uma tragédia para o Ceará”.

Corporação

O líder do Governo, Romeu Aldigueri (PDT) destacou a redução da violência durante o Carnaval. Segundo afirmou, o Ceará registrou o menor número de homicídios desde 2010. Conforme ele, o Estado reduziu em 31,1% o número de vítimas de crimes letais no Ceará. “Quero aqui congratular e parabenizar a todos que fazem a Corporação”, enalteceu.

A redução nos crimes de importunação sexual no Ceará também foi citada pelo deputado. De acordo com ele, não houve nenhuma ocorrência no Carnaval. “Quero agradecer e parabenizar a sociedade civil que está cada vez mais madura. A participação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da campanhas da Procuradoria Especial da Mulher, em parceria com as câmaras municipais e todo o trabalho da secretaria de mulheres, dirigida pela vice-governadora, Jade Romeiro, além da  determinação do governador Elmano de Freitas”, celebrou.