A palestra ocorreu no auditório da Sefaz. Foto: Amanda Andrade

A Fundação Sintaf, com o apoio do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), realizou nesta quarta-feira (31), um debate a respeito da Reforma Tributária. Intitulado “Aprovada a Reforma Tributária: e agora?”, o evento aconteceu no auditório da Sefaz (Secretaria da Fazenda), a partir das 8h e se estendeu ao longo da manhã.

O debate contou com exposições do deputado federal Mauro Filho (PDT), do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Francelino Valença, do pesquisador sênior do Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice), Lúcio Maia, e do diretor Técnico-Científico da Fundação Sintaf, Jurandir Gurgel, ex-secretário de Finanças de Fortaleza.

 

 

Programação

A palestra começou com a fala do presidente da Fenafico, Francelino Valença, que expôs aos presentes questões ligadas aos direitos dos servidores fazendários do Ceará.

Em seguida, o deputado federal Mauro Filho fez uma exposição de slides, explicando pontos a respeito da Reforma Tributária, como motivos da elaboração. Na oportunidades, o ex-secretário estadual elencou como motivos para a reforma a complexidade e falta de transparência do sistema tributário até então vigente. Mauro Filho também apresentou uma síntese dos principais elementos da reforma.

Apesar de participar do processo da elaboração da reforma, juntamente com outros deputados, o parlamentar também apresentou alguns pontos de discordância com o texto pronto.

O deputado federal Mauro Filho (PDT) foi convidado para participar da mesa de palestrantes. Foto: Amanda Andrade

As exposições foram continuadas pelo pesquisador do Ofice, Lúcio Maia e pelo diretor Técnico-Científico da Fundação Sintaf, Jurandir Gurgel. Ao final, houve um momento para debates com os componentes da mesa.

Com informações do site da SINTAF