Nos últimos dias, Sarto se reuniu com ao menos 25 vereadores para traçar metas de aliança em 2024. Foto: Reprodução/Instagram

Muitas discussões e articulações ainda vão acontecer até o início do período de eleições deste ano. No entanto, os protagonistas do processo eleitoral e seus coadjuvantes já estão conversando e buscando fortalecer seus nomes para o plantio de 2024. O prefeito Sarto iniciou esse processo já em janeiro, dialogando com sua base governista na Câmara Municipal de Fortaleza, traçando metas no Legislativo da Capital cearense e projetando eventuais apoios para a disputa que se aproxima.

Além de Sarto, que tentará reeleição em outubro, também se apresentaram como pré-candidatos a prefeito de Fortaleza o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), o deputado federal André Fernandes (PL), o senador Eduardo Girão (NOVO), Técio Nunes, do PSOL, e os petistas Artur Bruno, Evandro Leitão, Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Luizianne Lins.

Na disputa por apoios na Câmara Municipal de Fortaleza, onde os vereadores atuarão como “soldados” nos principais bairros da cidade em busca de voto do eleitorado fortalezense, o atual chefe do Poder Executivo larga na frente, com maior apoio na Casa Legislativa. Ao menos 25 parlamentares estiveram reunidos com o prefeito Sarto nos últimos dias, acertando os últimos detalhes para estarem juntos com ele no pleito eleitoral deste ano.

De acordo com alguns vereadores, um ou outro parlamentar que esteve ao lado de Sarto nas últimas reuniões não deve seguir ao lado dele na disputa eleitoral, mas a maioria se manterá aliada dele, principalmente, os membros do PDT, seu partido. Dos 10 vereadores da sigla, oito garantem que estarão apoiando a candidatura do prefeito à reeleição.

Júlio Brizzi e Enfermeira Ana Paula, que ainda estão filiados ao PDT, devem seguir outros rumos nas eleições, já que fazem oposição a atual gestão. Pelo que sinalizaram nos últimos meses, se aproximando da gestão do governador Elmano de Freitas, a tendência é que estejam nas trincheiras em defesa da candidatura petista.

Outros que tendem a estar alinhados com o nome do PT são Dr. Vicente (PT), Professora Adriana Almeida (PDT), Eudes Bringel (PSB), Léo Couto (PSB), além de Ronaldo Martins (Republicanos), visto que seu partido tende a se aliar com a sigla petista. Ronivaldo Maia (sem partido), por ligações históricas com a legenda, também pode se alinhar com a candidatura do Partido dos Trabalhadores.

André Fernandes deve contar com os apoios de Priscila Costa e Inspetor Alberto, ambos do PL, enquanto que Capitão Wagner terá ao seu lado Julierme Sena. Márcio Martins é um histórico aliado de Wagner na Câmara de Fortaleza, mas tem se aproximado da gestão do prefeito Sarto nos últimos meses.

Fortaleza

Gabriel Aguiar e Adriana Nossa Cara, do PSOL, estarão apoiando nome do PSOL. Já Estrela Barros, apesar de ainda estar no Rede Sustentabilidade, que participa de federação com a sigla socialista, não deve pedir votos para Técio.

O senador Eduardo Girão não tem qualquer correligionário partidário na Câmara Municipal de Fortaleza e não deve contar com o apoio dos atuais representantes da Casa Legislativa.