Valdemar retornou a presidência do partido liberal em 2021. Foto: Reprodução/ Twitter

Na semana passada foi repercutido no mundo político e nas mídias as falas de Valdemar Costa Neto, atual presidente do Partido Liberal (PL) elogiando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião ele falou que Lula é fantástico e uma figura popular, fato que azedou a relação com o Bolsonaro. Quando a entrevista chegou até o ex-presidente, ao lado de apoiadores ele afirmou que Valdemar iria ”implodir” o partido a qualquer momento se permanecesse com comentários daquele tipo.

O fato mais novo é que após o episódio, mais precisamente na última terça-feira (23), Valdemar enalteceu com primazia o papel político de Jair Bolsonaro no Brasil.  Ele falou que antes de Bolsonaro a política era diferente e que não existia movimento da Direita no país. ”Graças ao Bolsonaro e ao que ele representa tudo mudou. A direita e o conservadorismo fizeram sentido para muita gente, inclusive para mim e para o PL”, escreveu Valdemar.

Costa Neto explicou o imbróglio envolvendo seu nome e a figura de Lula e deixou claro que o PL escolheu Bolsonaro e essa decisão é irreversível. ”Se no passado os partidos faziam alianças em busca de poder político, hoje nos aliamos em busca de propósitos, e o meu propósito é defender os valores que Bolsonaro despertou em todos nós”, publicou.

A maneira bajuladora que o presidente da agremiação se coloca em relação a figura de Bolsonaro enfatiza, talvez uma relação amigavelmente forçada entre os dois visando bons entendimentos para as eleições municipais deste ano. O pleito de outubro se aproxima e como o próprio Valdemar disse no vídeo, Bolsonaro o escolheu (como partido para se filiar), portanto Neto se coloca a disposição de fazer quantos elogios for necessário para que sua relação com Bolsonaro esteja plenamente reestabelecida, logo se reflete nas tomadas de decisões do partido ao longo de 2024.